A versatilidade das jaquetas de couro

A peça clássica sempre se destaca no guarda-roupa e no dia a dia

Imagem de capa - A versatilidade das jaquetas de couro

Na lista dos itens indispensáveis no armário, a jaqueta ocupa lugar cativo. Por ser prática, versátil e sofisticar o visual, a peça é aliada do look do dia a dia e pode ser usada facilmente como a terceira peça do vestuário.

Nina Garcia, jornalista, diretora de moda e jurada de um reality show norte- americano, fala do poder da peça em seu livro A Estratégia do Estilo. “Um blazer, um paletó ou uma jaqueta de ótima modelagem usados por cima de qualquer produção criam um visual chique e bem arrumado”, explica. Ela reforça que, independentemente do material, a jaqueta é uma boa peça para se ter sempre por perto.

Quando a temperatura cai, é para a jaqueta de couro que muitas correm. Além de nos manter quentinhas, ela também é a queridinha de muitas mulheres pelo fato de não pesar tanto na produção. Mas a peça não é de uso exclusivo no inverno e pode ser usada em dias nublados ou de vento forte.

Nas coleções apresentadas pelas grifes internacionais neste verão (2016), por exemplo, o couro apareceu pronto para ser usado tanto nas altas temperaturas como em dias frios. Uma realidade que muitos lugares enfrentam, inclusive nas regiões brasileiras, nas quais os termômetros oscilam independentemente da estação. Ou seja, é pela versatilidade que a jaqueta de couro se mantém atemporal, mesmo com o entra e saí de tendências, e vem mantendo seu lugar garantido (e merecido) no armário por anos a fio.

No geral, o material escolhido é o que determina a vida útil da peça. A confeccionada em couro sintético pode ser feita a partir de compostos químicos, como o PU (poliuretano), e é mais suscetível ao desgaste. Outra alternativa é a de couro ecológico, que se diferencia no modo como é confeccionada, além de ser considerada uma opção mais sustentável em comparação com as outras peças.

As polêmicas peças em couro legítimo, embora com durabilidade superior, têm sua produção contestada.

É a diversidade de modelos e materiais que proporciona a funcionalidade à peça. Além de aquecer e proteger, é capaz de dar um up em qualquer produção. Com ela, o look total denim (jeans) ganha um toque despojado. Já looks com pegada ladylike (romântica), compostos por saia mídi, bordados ou detalhes de renda, por exemplo, ganham novos ares, já que a jaqueta turbina e atualiza a composição.

Ela também favorece as combinações mais formais: basta acrescentar a jaqueta para garantir um toque de jovialidade. Detalhes de franjas, tachas, spikes e até grafismos dão um toque original ao item, que sempre alcança uma posição elevada no quesito fashion.

Veja como é fácil compor looks com ela

Produções diurnas, que pedem conforto, por exemplo, podem contar com a peça em sua composição. Quem quer usá-la para ir trabalhar e gosta de um “modelito clássico”, pode apostar no combo calça-jaqueta preta. Ele prático e sem erro. Já quem precisa se apresentar em situações formais, um vestido comportado, a jaqueta e um salto modesto podem ser opções certeiras. Esfriou? Usada sobre os ombros, a jaqueta ajuda a proteger do frio.

Cuidados indispensáveis

Para que a peça dure por muito tempo sem danos, alguns cuidados são essenciais:

• Nunca guarde a jaqueta úmida ou molhada – antes disso, deixe-a secar em locais arejados.

• Para mantê-la limpa, basta utilizar um pano levemente úmido ou apelar para produtos específicos.

• Nunca use produtos químicos (de maneira geral, siga as indicações da etiqueta).

• Em caso de manchas, não faça experimentações em casa. Recorra a uma lavanderia especializada, que saberá identificar o melhor tratamento.

• Na hora de guardar, esqueça os sacos plásticos: a jaqueta precisa “respirar”. Por causa do nosso clima tropical, é bom retirar a peça do closet algumas vezes durante o ano.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francelino / Fotos: AFP