A verdadeira face de Eliabe
Em Reis, o líder nato e soldado exemplar de Israel tem se revelado um homem malicioso, violento e que enxerga tudo e todos de acordo com os seus próprios achismos
Os telespectadores que não perdem nenhuma cena da série Reis, da Record TV, estão confirmando que a temporada A Escolha também está recheada de surpresas e aprendizados. Além de acompanhar um Davi (Gabriel Vivan) nunca antes apresentado na teledramaturgia, o público se depara com algumas atitudes reprováveis dos irmãos do futuro rei de Israel, principalmente de Eliabe, interpretado por Alex Morenno.

Como primogênito de Jessé (Edson Fieschi) e guerreiro exímio do Exército israelita, Eliabe tinha status e, naturalmente, seria o sucessor de seu pai como líder da família e o principal herdeiro. Mas, se outrora conquistou o público como soldado, agora, no íntimo de seu lar, ele tem revelado um lado desagradável e surpreendido até o profeta Samuel (Roberto Birindelli), que, ao avistá-lo, julgou erroneamente que estivesse diante do novo escolhido.
“Eliabe aparentemente tinha tudo para ser o escolhido por Deus entre os filhos de Jessé, mas, curiosamente, além de não ser escolhido, foi também rejeitado (1 Samuel 16.7) por causa de seu coração”, revela a autora da quarta temporada, Cristiane Cardoso, à Folha Universal. Em uma das cenas da trama, o irmão mais velho de Davi não escondeu seu descontentamento ao ver o “filho bastardo” ser ungido como futuro rei de Israel.

Uma escolha pessoal
A rejeição de Eliabe foi consequência de suas escolhas. Assim como os demais filhos de Jessé, ele também aprendeu sobre a fé e a história de seus antepassados. Todavia, usando seu livre-arbítrio, escolheu ignorar e ouvir seu próprio coração. “Isso é mais comum do que gostaríamos. Muitos pais ensinam aos seus filhos o caminho certo a seguir, mas poucos são os filhos que realmente aceitam esses ensinamentos e menos ainda os que os praticam”, diz Cristiane.
Eliabe não consegue disfarçar quem realmente é. Essa dubiedade de comportamento é notada até os dias de hoje em pessoas que agem de maneira exemplar quando estão no trabalho ou na igreja, por exemplo, mas têm atitudes completamente diferentes no ambiente familiar. “Eliabe sempre foi aquele irmão invejoso e filho rebelde, mesmo sendo um bom soldado. Não somos o que os outros pensam que somos. Somos quem somos onde não nos escondemos nem buscamos aprovação de ninguém: em casa”, observa Cristiane.

Aos olhos humanos, Eliabe tinha os atributos de um futuro rei, mas foi Davi quem chamou a atenção do Próprio Deus e até do servo de Saul (Carlo Porto), que descreveu o pastor de ovelhas como alguém “que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele” (1 Samuel 16.18).
Não se engane
A autora destaca que, nessa fase de Reis, a principal lição a ser aprendida é “que você não é quem aparenta ser e o seu valor não está no que os outros veem e, sim, em quem você é no seu íntimo, no seu coração, nas suas intenções e reações que ninguém vê, só Deus”. Como foi o caso de Davi, que manteve sua essência apesar das adversidades.
No podcast Fora de Série, o ator Alex Morenno contou à apresentadora Ana Carolina Cury que seu personagem também tem um lado humano e que é um homem com que todos podem contar, desde que acreditem nas mesmas coisas que ele. Além disso, o ator comentou a relação de seu personagem com o irmão caçula: “o Eliabe é um ‘trem descarrilado’. A quarta temporada é o momento de Eliabe entender a chegada de Davi e toda a relevância que ele vai ter e que ele não terá. Na quinta temporada, nove anos depois, Davi cresce e a relação deles muda”.

A propósito, ainda que Eliabe esteja longe de ser um dos personagens favoritos do público, Cristiane revela: “Eliabe não é um vilão. Ele representa muitas pessoas que ainda não conseguiram se enxergar diante de Deus. Só se enxergam diante dos outros e por isso vivem para mostrar aquilo que a sociedade diz que é aceitável. São vítimas de um mundo em que a ilusão tem mais valor do que a realidade, infelizmente”.
Eliabe e Davi ainda têm muito a ensinar. Então, acompanhe Reis de segunda a sexta-feira, com reprise dos melhores momentos aos sábados, a partir das 21h, na tela da Record TV.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo