A Semente da Vida Eterna

Confira como foi a Reunião dos Discípulos com o Bispo Edir Macedo, no último sábado (23)

Imagem de capa - A Semente da Vida Eterna

Na Parábola do Semeador, o Senhor Jesus mostra claramente que em cada 4 pessoas que ouve a Palavra de Deus apenas uma absorve e colhe os seus benefícios.

“E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na.”  Mateus 13:3,4 (Veja a explicação de Jesus em Mateus 13:19)

  • “Quer dizer, o diabo arrebatou a semente do coração. Coração é lugar de sentimento, não é lugar para aprender, apenas para sentir. A gente aprende na cabeça, então a Palavra tem que cair na cabeça, para que a pessoa pense, raciocine, para que a pessoa processe a Palavra e então tome a sua própria decisão, se vai ouvi-la e obedecê-la ou não”, observou o Bispo Macedo.

Cristão beira do caminho:

O Bispo explica que as pessoas que estão na igreja mas vivem no pecado, são cristãos beira do caminho, porque ouviu a Palavra, mas não se interessou em aprendê-la, por isso o diabo roubou antes que ela chegasse no intelecto. Deus permitiu porque Ele sonda os corações e sabe quem tem ouvidos para ouvir  e quem não tem.

Cristão solo rochoso:

“E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.” Mateus 13:5,6 (Veja a explicação de Jesus em Mateus 13:20,21)

  • “Esse é o cristão solo rochoso, ouviu a Palavra e aplicou o coração e não a razão, desprezou os sacrifícios que teria que fazer para gerar frutos, focou nas promessas, nas bênçãos, não no abençoador”, esclareceu.

Cristão focado nos deleites do mundo:

“E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na”. Mateus 13:7 (Veja a explicação de Jesus em Mateus 13:22)

São aqueles que estão preocupados com o que o mundo pensa a seu respeito, que se entregam as vaidades e são seduzidos pelo dinheiro e pelas coisas que o mundo oferece.

  • “Essa cobiça de ter as coisas sufocam o poder da Palavra de Deus e aí a semente não vinga”, explicou.
  • “Quando a pessoa se torna rica por conta da sua cobiça ela vai ser sufocada. Se você quer riqueza não peça isso a Deus. Não faça isso. Se o Senhor quiser fazer você rico Ele vai fazer”, aconselhou.
  • “Deus não quer que você perca o mais precioso tesouro que você tem na sua vida, que é a Salvação da sua alma. Porque quem está focado nos deleites deste mundo com certeza o dia que tiver acesso a isso, vai virar as costas para Deus para mergulhar nisso, vai deixar de confiar em Deus para confiar nas riquezas e acabar perdendo a sua Salvação”, alertou.

A oração do profeta Agur:

“Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume; para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão. ” Provérbios 30:7-9

  • “A sua alma não pode correr risco de você ser envolvido pelas coisas que o mundo oferece. Faça essa oração e eu duvido que você perca a sua Salvação, eu duvido que você venha cair em tentação”.
Obreiros fracassados:

O Bispo destaca que muitos que fazem a Obra de Deus são fracassados, não têm testemunho e até sentem inveja no testemunho dos outros porque a Palavra não está frutificando dentro de si. Estão preocupados em ter aquilo que o outro tem.

  • A cobiça que você tem que ter dentro de si é de ganhar as pessoas para Jesus, essa é a nossa riqueza, a alma dos que estão se perdendo, essa é a riqueza que nós temos que buscar. Não é a riqueza que se corrompe, porque vai ficar tudo aqui.
  • Quem tem o Espírito Santo não se perde nas vaidades deste mundo, não se deixa ser sufocado pelos espinhos que esse mundo apresenta. Quem tem o Espírito Santo tem o Espírito de sabedoria e jamais vai se envolver com as coisas deste mundo.

Cristão boa terra:

“E outra parte caiu em boa terra e deu fruto: um a cem, outro a sessenta”. Mateus 13.8

  • A semente é a Palavra, a boa terra são aqueles que deixam a palavra frutificar dentro de si e colocam suas vidas à disposição de Deus. Jesus disse que se o grão de trigo caindo na terra não morrer ficar só, mas se morrer produz muitos frutos.
Faça uma autoanálise:
  • Você tem colocado a sua força em quem?
  • Se o Senhor Jesus de fato é o primeiro na sua vida, o que você está fazendo para Ele?
  • Quanto tempo você separa para Ele e para as pessoas perdidas?
  • No que os seus pensamentos estão focados?

Se você prioriza os seus interesses pessoais e não o seu relacionamento com Deus, essa é a razão da sua frieza espiritual. Então, faça uma avaliação, reflita sobre como você tem vivido e peça para o Espírito Santo lhe mostrar onde tem falhado.

A reunião na íntegra já está disponível no Univer video.  Clique aqui e assista.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: iStock