A sabedoria que você deve ter
Os homens estão acostumados a buscar conhecimento em vários lugares, menos onde deveriam
Imagine a seguinte situação: um homem está andando na rua e encontra uma carteira contendo documentos e muito dinheiro. Na parte de trás dela, há uma etiqueta com o contato do dono. Será que ele a devolveria intacta?
Segure a sua resposta, daqui a pouco vamos voltar a esta situação hipotética e pensar sobre esse caso. Para fazer a pesquisa intitulada Honestidade Cívica em Todo o Mundo, em 2019, a revista científica Science, espalhou 17.303 carteiras (com e sem dinheiro) em 40 países e verificou a taxa de devolução do item. Os dados foram publicados posteriormente e, no Brasil, 33% das carteiras que não continham dinheiro foram devolvidas, contra 50% das que continham. Mas o que chama atenção não são as porcentagens de carteiras devolvidas, mas as porcentagens de carteiras não devolvidas: 67% das carteiras sem dinheiro e 50% das com dinheiro.
A situação nos faz pensar sobre a inclinação que as pessoas têm para fazer o mal. Não importa qual era o conteúdo da carteira, se era possível devolvê-la, era o que deveria ser feito. Mas, na Bíblia, encontramos uma explicação mais profunda para este mau comportamento humano: a falta de sabedoria. Essa sabedoria, porém, não é a adquirida por meio do ensino formal ou do conhecimento humano. É a sabedoria que vem de Deus. É uma sabedoria para conduzir a própria vida da melhor maneira possível, segundo a Vontade Divina. A Bíblia está repleta de ensinamentos bons que Deus deixou para a Humanidade. Mas as pessoas, em geral, insistem em ignorar esta sabedoria que vem
dEle (Provérbios 1.20-22).
Deus quer nos ensinar para que tenhamos uma vida de qualidade neste mundo. O problema é que o pecado e as más decisões nos prejudicam e até mesmo às pessoas que vivem ao nosso redor, ao passo que a sabedoria Divina nos chama para fazermos o que é correto. Só conseguirá ouvi-La, porém, quem tem humildade para se submeter à Voz de Deus. De que adiantarão as conquistas se não houver paz? É em relação a isso, por exemplo, que a sabedoria Divina nos chama a refletir. Melhor é ter um ganho sólido sob de honra, caráter e outros valores elevados, o que nos proporciona uma vida de paz (com Deus, com a própria consciência e com o próximo). Como Pai amoroso, Deus quer o melhor para nós e deseja que sejamos felizes, mas não a qualquer preço, não por meio de pecado e más decisões que nos farão mal.
Quantas pessoas chegam ao final da vida e se arrependem das más decisões que tomaram pelo caminho? É bom que elas se arrependam mesmo, mas melhor seria se elas tivessem evitado o mal.
A sabedoria de verdade não é a pessoa citar autores clássicos da Antiguidade, tampouco se gabar do fruto do próprio trabalho que o levou a crescer na vida. Sabedoria é você pautar a sua vida na Vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2). A verdadeira sabedoria nos ajuda a construir um casamento íntegro, um trabalho honesto e conquistas que resistirão ao tempo e agradarão a Deus.
Portanto pense nisso. Voltando ao homem da situação hipotética do início do texto: a resposta para a pergunta proposta vai depender do desejo que ele tem de ouvir a sabedoria Divina. Atualmente, as pessoas dão atenção a influenciadores das redes sociais, músicos e outros artistas, em vez de escolher dar ouvidos a Deus. Entre os dias 25 de junho e 16 de julho ocorrerá o Jejum de Daniel, campanha que visa a abstenção de coisas mundanas que nada acrescentam à nossa vida para que haja uma aproximação de Deus. Visite a Universal e saiba como participar.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo