A rivalidade entre Barzilai e Hannibal

A macrossérie Jezabel mostra dois generais de exércitos distintos e de caráter opostos

Imagem de capa - A rivalidade entre Barzilai e Hannibal

Muitas são as lições que o telespectador tem acompanhado na macrossérie Jezabel, principalmente por meio de personagens que despertam tanto sua empatia quanto sua aversão. Dentre os mais queridos, está o general do exército israelita Barzilai, interpretado pelo ator Timóteo Heiderick. O personagem é um homem forte, combatente e corajoso. Ele demonstra ser bem preparado para as guerras e é temente ao Deus de Israel e fiel a seus princípios.

Na trama, a vida de Barzilai, bem como a de todo o povo israelita, mudou desde que Israel passou a conviver com o povo fenício em Samaria, após o casamento do rei Acabe (André Bankoff) com a princesa idólatra Jezabel (Lidi Lisboa). O principal objetivo da nova rainha é impor a absoluta adoração aos deuses pagãos Baal e Asserá. Antes da chegada dos fenícios e de sua rainha idólatra, Israel adorava a um Único Deus e seguia os Seus mandamentos.

O profeta Elias (Iano Salomão) se opôs firmemente àquela situação. Porém, o rei Acabe não lhe deu ouvidos, tornando-se também idólatra. Então, uma seca terrível, avisada antes pelo profeta Elias a mando do Senhor, acabou assolando Israel.

Devido à falta de chuva e de alimentos, Jezabel ordenou a morte de Elias e dos outros profetas em um massacre promovido pelos soldados fenícios. Diversos homens de Deus foram mortos. Porém, alguns conseguiram escapar, inclusive Elias. A captura e a morte desse profeta continuaram sendo a maior ambição da rainha.

O casamento dela e de Acabe não trouxe apenas a comitiva fenícia para Israel, mas também o exército fenício comandado pelo general Hannibal (Rafael Sardão). Ele é forte, estrategista e rigoroso com seus subordinados. Faz de tudo para agradar a Jezabel e vê em Barzilai seu maior inimigo por saber que ele protege os profetas e que jamais daria informações sobre o paradeiro de Elias.

Hannibal se recusou a dividir o comando do exército de Israel ao lado do rival e propôs um duelo entre os dois. Barzilai derrotou Hannibal na frente de todos, após encostar sua espada na garganta do fenício. Contudo, poupou a vida dele. Apesar da vitória do israelita, Acabe decidiu manter os dois no comando do exército.

Quem eles representam
Os generais podem facilmente representar dois perfis de cristãos: aquele que tem a direção de Deus em sua vida e vive para
agradá-Lo, depositando nEle toda a sua confiança; e aquele que não tem dentro de si o temor ao Senhor, por isso, vive sem direção, confiando apenas em pessoas, amizades e até em bens materiais.

Barzilai é temente a Deus, por isso respeita as autoridades por Ele constituídas. Ele chegou a interceder junto ao rei Acabe pela vida dos profetas e seus familiares, porém não foi ouvido. Mesmo diante dos erros do rei, como o de adorar aos deuses, ele permanece sendo leal. É um homem que respeita as mulheres, o que põde ser notado quando ele ficou preocupado ao receber três fenícias em sua residência a mando do rei. Definido em sua fé, não aceitou imagens dos deuses fenícios trazidos por elas, mesmo sabendo que com essa atitude ele correria riscos.

Por ter o caráter íntegro, Barzilai resistiu às provocações e investidas de Dido (Juliana Xavier) que, a mando da rainha, tentou por vezes seduzi-lo para obter informações sobre o esconderijo de Elias. Mesmo passando por momentos de dificuldade, não se desesperou quando ela, após uma tentativa fracassada de seduzi-lo, rasgou parte das próprias vestes e o acusou de tê-la atacado. A falsa denúncia chegou aos ouvidos do rei que o destituiu, de forma injusta, do posto de general. Porém, depois, o rei reconheceu seus anos de serviço, sua honra e seu caráter e o restituiu ao posto de general novamente.

Já Hannibal não demonstra lealdade, é amante de Jezabel e faz de tudo para estar ao lado dela. Ele vive de intrigas e confusões para se dar bem. Inseguro, não aceita que outro soldado conquiste a confiança da rainha. Sem a direção de Deus, não tem limites em seus atos.

Com base nesses personagens, faça uma análise sobre qual tipo de cristão você tem sido. Não deixe de acompanhar Jezabel e saiba o que acontecerá com eles.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Edu Moraes