A resposta urgente para fechar o ano com chave de ouro

Antes de adiar suas metas para 2023, veja como mudar sua vida financeira ainda neste mês

Os problemas financeiros são as principais causas de estresse para os brasileiros, segundo uma análise feita pela International Stress Management Association (Isma-BR), e esse quadro de tensão piorou nos últimos anos principalmente em razão dos impactos negativos da pandemia na economia mundial. As medidas de restrição contra a covid-19 se refletiram nos números: enquanto, em 2019, cerca de 73% dos entrevistados indicavam que a dificuldade financeira era o principal motivo de preocupação, em 2021, esse índice subiu para 78%.

Dessa forma, é possível dizer que questões financeiras atrapalham a saúde, mesmo que indiretamente, já que o estresse é apontado como o causador de uma série de problemas, como insônia, ansiedade, transtornos alimentares, problemas cardíacos e até envelhecimento precoce. Além disso, muitos relacionamentos são afetados pela falta de organização ou de resultado financeiro. Inclusive, as questões financeiras estão entre os principais motivos de discussão e de divórcio dos casais brasileiros.

Solução imediata
A quantidade de brasileiros que estão endividados e inadimplentes tem aumentado, apesar dos conhecidos prejuízos físicos e emocionais que eles causam. Nesse grupo estão pessoas que trabalham, têm experiência e às vezes até empreendem, mas enfrentam dificuldades para ver seu trabalho se desenvolver e vivem uma situação que parece que é impossível reverter.

“Vivemos em um mundo de pessoas estressadas, ansiosas e preocupadas por conta dos problemas financeiros. Esse é o resultado de uma vida profissional sem a direção certa. Apesar de serem pessoas inteligentes, formadas e capacitadas, elas muitas vezes não conseguem sair de um ciclo de perdas, estão desestimuladas e não são felizes em seus objetivos, justamente por conduzirem suas vidas sem a direção espiritual contida na Palavra de Deus”, explicou o Bispo Misael Silva, responsável pelo Congresso para o Sucesso no Templo de Salomão, em São Paulo, em entrevista à Folha Universal.

A reunião, que acontece todas as segundas-feiras na Universal, oferece ferramentas essenciais para a prosperidade baseadas em ensinamentos bíblicos e leva os participantes a usarem a fé para alcançar uma transformação de vida. Durante este mês, os encontros têm como tema o Dia da Resposta Urgente. O Bispo Misael falou qual é a finalidade do propósito: “trazer um socorro financeiro e mostrar que Deus é especialista em mudar o rumo até no último minuto”.

Com base no trecho de Eclesiastes (7.8) que diz que “melhor é o fim das coisas do que o princípio delas”, o Bispo Misael afirma que “não importa como foi o começo do ano ou o meio, a resposta de Deus chegará no final”. Por isso, dezembro não é um mês perdido. Apesar de todos os eventos e celebrações, o poder de Deus pode operar nesses últimos dias do ano para fazer o extraordinário na vida daqueles que creem e realmente assumem um Pacto com o Criador.

“O propósito do Dia da Resposta Urgente é para todos aqueles que tiveram um ano difícil e que encontraram as portas fechadas. Também é destinado aos que não veem saída para o problema econômico, financeiro e profissional, mas carregam dentro de si o desejo de dar a volta por cima e não aceitam terminar o ano assim”, afirmou o Bispo Misael, que chamou a atenção para os inúmeros resultados de transformação alcançados neste ano: “o Congresso tem sido a última porta para muitos empresários, comerciantes, desempregados e pessoas que têm vivido no fundo do poço, soterradas por pensamentos derrotistas. Quando chegam às reuniões, elas recebem uma injeção de ânimo que as levanta para lutar e vencer seus problemas”.

Prosperidade na prática
Muito mais do que uma mensagem de motivação, que normalmente se apoia nos sentimentos, a base do Congresso para o Sucesso é a Palavra de Deus. A Bíblia é usada como manual que aponta as promessas deixadas por Deus para aqueles que se submetem a Ele, mas que também ensina na prática como ter direito à prosperidade divina.

Ao contrário do que muitos pensam, o socorro que vem do Alto depende também da mudança do indivíduo, seja de sua visão, seja de seu comportamento. Afinal, é impossível obter resultados diferentes insistindo nas mesmas atitudes.

Na primeira reunião do Dia da Resposta Urgente, em 5 de dezembro, o Bispo Misael destacou características que prejudicam o desenvolvimento de uma pessoa, como a reclamação: “quem tem o vício de murmurar nunca assume a culpa e está sempre culpando os outros, a exemplo do que o povo de Israel fez com Moisés quando enfrentou dificuldades no deserto”, disse, referindo-se a Números 14. Ele apontou ainda outros dois aspectos negativos: o hábito de ficar olhando para o passado e a atitude de desistir diante de uma situação difícil.

Em contrapartida, aqueles que são influenciados pela fé têm garra, sede de vencer e priorizam agradar a Deus. O Bispo Misael explicou que este último fator é o maior segredo para alcançar êxito, pois garante não apenas a prosperidade, mas tanto a realização interior como nas demais áreas da vida, pois a Palavra de Deus diz: “Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração” (Salmos 37.4).

Segundo o Bispo Misael, aquele que deseja mudar sua realidade econômica “precisa em primeiro lugar ter uma Aliança com Deus, uma sociedade com Aquele que é dono da prosperidade e tem a direção certa para o sucesso. Depois é preciso ter consciência de qual é o seu talento e colocar toda a sua força naquilo que faz”. E, nessa trajetória, a fé é o ingrediente fundamental para alcançar vitórias e suportar os desafios. O Bispo explicou por que a fé é importante: “a fé se manifesta no limite das nossas forças, em momentos que não existe ajuda humana que possa trazer uma resposta”.

Não deixe para 2023
No próximo ano, aqueles que já fazem parte do Congresso para o Sucesso farão a renovação do Pacto com Deus, que terá como base o Salmo 23, que diz: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”.

Contudo, não é preciso deixar para o ano que vem a transformação que Deus pode fazer hoje, afinal, a virada do ano é apenas uma data no calendário e ela não garante mudanças. “Quero aproveitar e convidar quem está vivendo os piores momentos de sua vida: se você vier, ouvir e obedecer ao que ensinarmos à luz da Palavra de Deus, com certeza sua vida mudará”, concluiu o Bispo Misael.

O propósito do Dia da Resposta Urgente durará até o final de dezembro nas reuniões do Congresso para o Sucesso, que ocorrem todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão, às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h. Encontre mais endereços na página 32 ou acesse universal.org/localizar.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: Getty Images e Demetrio Koch