A “Reconstrução do Eu” após um trauma amoroso

Traumas criam raízes profundas e difíceis de serem eliminadas, mas a cura é possível

No The Love School – A Escola do Amor, exibido no último sábado (28), os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso destacaram que, se construir algo do zero não é fácil, reconstruir é ainda mais difícil.

Por que é importante:

Para muitas pessoas que sofreram um grande trauma, viveram uma tragédia que as destruíram completamente, essa possibilidade é quase que inexistente.

Para Cristiane Cardoso a pessoa que sofre um trauma tem muita dificuldade de vislumbrar um futuro melhor.

  • “É como se o passado estivesse no presente o tempo todo. A pessoa está sofrendo uma coisa horrível que aconteceu todos os dias da vida dela. Ela não consegue crer que um dia ela vai poder apagar isso da história dela. Realmente, não tem como apagar, mas tem como você se curar”, assegura a apresentadora.
Sinais de que a pessoa ainda não está curada:

Renato destaca dois importantes sinais:

  • Ela tem dificuldade de lembrar do passado porque ainda dói.
  • Ela tem medo do futuro. Ela tem medo de entrar em um novo relacionamento e sofrer novamente.

Então, se há uma dor, um medo é porque ela ainda não está bem consigo mesmo.

O que diz a especialista:

Para a psicóloga Daiane Ribeiro, o primeiro passo para superar um trauma é a pessoa ter clareza da própria história.  Caso contrário, ela pode ficar presa na dor simplesmente buscando culpados.

  • “É muito importante ressignificar essa história. Ressignificar é dar um novo sentido. Tudo o que aconteceu foi o que ela conseguiu fazer com a consciência que ela tinha naquele momento. E, a partir de uma nova consciência, é possível fazer diferente. É importante fazer as pazes com a própria história e com o passado e isso só é possível dando um novo sentido para essa história vivida: ressignificando”, explica.
Como é isso na prática:

O apresentador destaca que muitos não conseguem fazer isso na prática, mesmo que faça muito sentido na teoria.

  • “De fato, a reconstrução de algo que está danificado é muito mais difícil, custoso e precisa de atenção especial se você quer salvar, resgatar o que ainda sobrou ali. A construção do zero é sempre mais fácil.
  • E é isso que nós falamos sobre a reconstrução do eu. Nós temos falado muito sobre isso, porque muitas pessoas já passaram por traumas ocasionados por relacionamentos difíceis, e então elas têm que encontrar uma forma de guardar o que é bom, reparar o que está danificado e construir uma nova vida a partir dali”, explica.
É preciso tratar a raiz:

No entanto, trata-se de um processo trabalhoso, por isso muitos desistem, desanimam e optam por ignorar essa área da vida.

  • A pessoa acaba buscando uma forma de anestesiar a dor e não de tratar a causa dela. E não adianta anestesiar sua dor porque quando o efeito da anestesia passar a dor volta. O que você tem de fazer é tratar da raiz dela”, orienta Renato.

O caminho da cura:

O curso da “Reconstrução do Eu”, tem a finalidade de lhe mostrar o caminho para alcançar essa cura interior, reconstruir-se por dentro e se tornar emocionalmente forte, para então poder construir uma vida amorosa plena e feliz.

O Curso da “Reconstrução do Eu”, acontece todas as quintas-feiras, na Terapia do Amor. Clique aqui e encontre o endereço mais próximo de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock