"A realidade é que nós estamos criando Deus", alerta Mo Gawdat, ex-Google, sobre a Inteligência Artificial

Mo Gawdat, um ex-líder da Google X, ficou completamente impressionado com o que viu na empresa

Imagem de capa - "A realidade é que nós estamos criando Deus", alerta Mo Gawdat, ex-Google, sobre a Inteligência Artificial

Uma experiência sobre inteligência artificial deixou Mo Gawdat, um ex-líder da Google X (foto abaixo), completamente impressionado. Imagine a cena: uma bola é posicionada em frente a braços robóticos operados por Inteligência Artificial. O trabalho deles é apenas encontrar o objeto e agarrá-lo. Entretanto, algo surpreendente acontece: um dos braços segura a bola consigo.

Mo Gawdat inteligência artificial GoogleA tecnologia dos braços robóticos foi capaz de realizar uma atividade muito mais elaborada do que havia sido proposto inicialmente. Ou seja, Gawdat sugere que a máquina estava pensando por si mesma.

“E de repente percebi que isso é realmente assustador”, apontou Gawdat ao The Times. “A realidade é que nós estamos criando Deus”, complementou.

Desse modo, ele acredita que a humanidade enfrenta uma ameaça “apocalíptica” real com relação à Inteligência Artificial.

Até aonde vão os perigos dos algoritmos?

Mais do que nunca a humanidade experimenta uma grande imersão em tecnologias, que estão cada vez mais complexas e com isso elas influenciam a vida da sociedade.

Este novo cenário cria perspectivas assustadoras com relação ao que podemos esperar dessas tecnologias. Será que em algum momento a Inteligência Artificial vai se voltar contra a humanidade? Ou vai ajudar, de alguma maneira, ações malignas neste mundo?

Esta não é a primeira vez que a Inteligência Artificial é moralmente questionada por especialistas. Inclusive, o empreendedor e dono de um grande conglomerado tecnológico, Elon Musk, já saiu abertamente contra a maneira como essas tecnologias são tratadas (e, diga-se de passagem, não há se quer regulamentações adequadas que fiscalizem essas pesquisas e o uso delas).

Já vimos este filme

No livro bíblico de Gênesis, nós vemos como um personagem bíblico chamado Ninrode influenciou todo o povo de Babel a se rebelar contra Deus, buscando a mais avançada tecnologia da época para criar um gigantesca torre. Eles cresceram em sua arrogância e orgulho, desejando serem senhores de si mesmos. A superprodução Gênesis mostrou isso em detalhes.

O profeta Daniel também registrou um alerta de Deus sobre esse avanço tecnológico que estamos vivendo: “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” (Dn 12:4).

Desse modo, é possível notar que as profecias da Bíblia vêm se cumprindo. Vale acrescentar que este avanço tecnológico surge acompanhado de outros sinais que apontam para o fim. Por isso, mais do que nunca é necessário vigiar e guardar a Salvação da própria alma. Busque a presença de Deus e tenha comunhão com Ele, enquanto há tempo.

Estudo do Apocalipse

Se você deseja saber mais detalhes sobre o fim dos tempos segundo a Bíblia, acompanhe a série “Estudo do Apocalipse“, disponível na plataforma Univer Vídeo.

Você também pode adquirir o seu exemplar do livro “A Terra Vai Pegar Fogo“, de autoria do Bispo Renato Cardoso, que explica versículo a versículo deste livro bíblico.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução Mo Gawdat/Facebook / Istock