A quem dar ouvidos? Aos profetas do caos ou aos da fé?

Deus avalia a qualidade da nossa fé diante dos desafios. Saiba mais

Imagem de capa - A quem dar ouvidos? Aos profetas do caos ou aos da fé?

É nos tempos difíceis que uma pessoa consegue conhecer o que realmente há dentro de si. Inclusive, a prova separa os fiéis dos infiéis.

Podemos observar isso nos tempos de Gideão.

Naquela época, havia os povos midianitas, que viviam nos desertos da Síria e da Arábia. Constantemente, eles invadiam as terras dos israelitas, destruindo as plantações e roubando os animais de cultivo. Assim, os israelitas ficavam sem recursos e em meio à pobreza. Eles viviam oprimidos e sem reação, a ponto de habitarem escondidos nas cavernas e montanhas.

Certo dia, o Anjo do Senhor apareceu para Gideão, da tribo de Manassés. Aquele homem simples estava escondido malhando trigo em uma área destinada ao processamento de vinho, mas o Anjo do Senhor o animou.

Então, mesmo diante de um cenário negativo, Gideão creu nas Palavras do Altíssimo e revelou a sua fé. Desse modo, Deus o instruiu a libertar Israel daquela situação (Juízes 6.14). Mas o exército inimigo estava em uma aparente vantagem. Eram 135 mil soldados contra os 32 mil israelitas.

Ainda assim, Deus quis revelar a Sua glória e disse para Gideão que havia muitos alistados. Então, o Altíssimo o instruiu sobre como escolher um seleto grupo para aquele combate.

Primeiramente, Gideão separou aqueles que tinham medo de lutar, ficando somente 10 mil pessoas (Juízes 7.3). Depois o restante dos alistados foi conduzido ao rio para beber água. Porém aquilo era um teste e eles não sabiam. Desse modo, somente os que levaram a água até a boca, em vez de se abaixarem, é que foram aprovados. Nesta seleção, Gideão separou apenas 300 soldados para combater os inimigos. Mas era o suficiente para vencer, revelando o poder do Senhor.

Sobre esta passagem bíblica (Juízes 7.4-7), o Bispo Edir Macedo observa em suas anotações de fé: “Ao ficarem de joelhos e abaixarem a cabeça para beber a água, perderam a capacidade de vigilância. Eles foram mandados para casa, pois demonstraram não ter as qualidades necessárias para fazerem parte do exército do Deus Vivo. Ser escolhido pelo Eterno é o maior privilégio que alguém pode ter. Porém é preciso enxergar as circunstâncias com os olhos da fé, para que o propósito dEle se cumpra. Certamente Gideão escolheria lutar com um grande número de soldados, mas se submeteu à direção recebida. Isso mostra que crer no Altíssimo requer confiança plena na Sua maneira de agir”.

Qual é a qualidade da sua fé?
Igualmente, nos dias de hoje, em meio aos desafios diários, Deus avalia a qualidade da fé dos que se alistam entre o Seu povo.

Diante do cenário atual gerado pela pandemia do novo coronavírus, surgiram muitos “profetas do caos”. Pessoas que fazem previsões e afirmações catastróficas, criando um quadro assustador quase como em uma torcida para que tudo dê errado.

Porém aqueles que são fiéis ao Altíssimo preferem dar ouvidos à voz da fé sobrenatural, que desafia as circunstâncias. E, tal qual Gideão e os 300, partem para cima dos problemas e vencem.

Sobretudo, porque a fé nos é dada pelo Altíssimo para que possamos usá-la em momentos como os de hoje: cheios de obstáculos. É uma ferramenta para os combates e confrontos espirituais, pois a glória de Deus é ainda maior quando o problema é maior.

É por isso que, ao longo de toda a história, Deus tem buscado os revoltados na fé. Foi assim com Gideão, Abraão, Davi, Ezequias e tantos outros. São pessoas que confiaram no Senhor e revelaram a sua fidelidade a Ele, mesmo diante das guerras e cenários desanimadores.

Assim, Deus não Se manifesta para quem não tem coragem de tomar uma atitude de fé, pois, para Ele, o revoltado espiritual tem algo importante: a disposição e a coragem para agir.

Portanto, não dê ouvidos aos “profetas do caos”, use este momento para catalisar a sua fé e não aceite a situação em que você se encontra.

Aprenda a manifestar e a exercitar a sua fé sobrenatural no Deus Vivo. Para isso, participe, com reverência, dos cultos on-line que são transmitidos, ao vivo, pela TV Universal, Univer Vídeo, Rede Aleluia de rádio, pelos canais de TV 21, CNT e Rede Família, além das redes sociais oficiais da Igreja.

Domingo: 7h, 9h30, 15h e 18h
Segunda-feira: 7h, 10h, 15h, 18h30 e 22h
Terça a sexta-feira: 10h, 15h e 20h
Sábado: 7h, 10h, 18h e 19h

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images