A posse do novo presidente do Brasil

“Isso só está sendo possível porque Deus preservou a minha vida”, disse ele em discurso

Imagem de capa - A posse do novo presidente do Brasil

Na tarde do dia 1º de janeiro, Jair Messias Bolsonaro (PSL) tomou posse como presidente do Brasil. Ele e sua esposa, Michelle Bolsonaro, chegaram ao Congresso Nacional no Rolls-Royce que transporta presidentes desde a década de 1950 e no trajeto acenaram para milhares de brasileiros que os esperavam. O 38° presidente do País assinou o termo de posse no Congresso Nacional às 15h15.

Em seu primeiro discurso, ainda no Congresso, Bolsonaro destacou seu compromisso e os desafios que encontrará ao longo de seu mandato. A cerimônia foi acompanhada por representantes de diversos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, incluindo o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

“Estou certo que enfrentaremos enormes desafios, mas, se tivermos a sabedoria de ouvir a voz do povo, estou certo que teremos êxito em nossos objetivos. Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e nossa tradição judaico-cristã”, disse o presidente.

Em seguida, ele demonstrou sua gratidão a Deus e ao povo: “Hoje aqui estou fortalecido, emocionado e profundamente agradecido a Deus pela minha vida e aos brasileiros por confiarem a mim a honrosa missão de governar o Brasil neste período de grandes desafios e, ao mesmo tempo, de enorme esperança”, disse.

Bolsonaro ainda reafirmou seu interesse em construir uma sociedade sem discriminação ou divisão. “Daqui em diante nos pautaremos pela vontade soberana daqueles brasileiros que querem boas escolas capazes de preparar seus filhos para o mercado de trabalho e não para a militância política”, destacou.

Após a cerimônia de posse, às 16h35, Bolsonaro seguiu o cerimonial no Palácio do Planalto. Depois, ao lado de sua esposa, do vice-presidente, Hamilton Mourão, e da esposa dele, Carola Cimini, recebeu a faixa presidencial das mãos de Michel Temer.

Sentimento de renovação
Recebido por milhares de brasileiros em clima de festa e esperança, Bolsonaro novamente discursou, mas agora à população que confiou a ele o cargo mais importante do País. O presidente fez questão de atribuir novamente aquele momento a Deus. “Isso só está sendo possível porque Deus preservou a minha vida e vocês acreditaram em mim. Me coloco diante de toda nação neste dia que todo o povo começou a se libertar do socialismo, da inversão de valores, do gigantismo estatal e do politicamente correto”, afirmou.

Ele ainda destacou o seu compromisso em guiar seu mandato pautando-se na democracia. “Estou aqui para renovar nossas esperanças e lembrar que se trabalharmos juntos essa mudança será possível. Respeitando os princípios do Estado democrático, guiados pela nossa Constituição e com Deus no coração, a partir de hoje, vamos colocar em prática o projeto que a maioria do povo brasileiro democraticamente escolheu. Vamos promover as transformações que o País precisa”, comprometeu-se.

A primeira-dama e os deficientes auditivos
A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, também realizou um discurso. Contudo a fala dela chamou atenção por ter sido feita na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com tradução e interpretação de Adriana Ramos. Ela, que já é envolvida em causas das pessoas com deficiência, agradeceu o apoio dado a seu esposo e se comprometeu a trabalhar ainda mais pelo próximo.

“A partir de agora, como primeira-dama, posso ampliar esse trabalho de maneira ainda mais significativa. É uma grande satisfação e um privilégio poder contribuir e trabalhar para toda a sociedade brasileira. As eleições deram voz a quem não era ouvido e a voz das urnas foi clara: o cidadão brasileiro quer segurança, paz e prosperidade”, destacou. Além disso, ela ainda comprometeu-se a trabalhar para fazer políticas de inclusão. “Quero me dirigir à comunidade surda, às pessoas com deficiência e a todos aqueles que se sentem esquecidos: vocês serão valorizados e terão seus direitos respeitados. Tenho esse chamado no meu coração”, garantiu Michelle.

Reconhecimento norte-americano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou suas felicitações, por meio das redes sociais, ao novo presidente brasileiro: “Parabéns ao presidente @JairBolsonaro que acabou de realizar um excelente discurso de posse. Os Estados Unidos estão com você”, escreveu. Jair Bolsonaro, em seguida, escreveu agradecendo: “Senhor Presidente Trump, agradeço suas palavras de apoio. Juntos, sob a proteção de Deus, traremos mais prosperidade e progresso para nossos povos.”

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Fotos: Celio Messias/AE, Albery Santini/Futura Press, Francisco Stuckert/AE