A pesca maravilhosa

Uma das cenas mais esperadas da novela bíblica Jesus enche o público de fé

Imagem de capa - A pesca maravilhosa

No dia 5 de setembro foi ao ar, na novela Jesus, da Record TV, a cena de um dos momentos mais emblemáticos da trajetória do Messias, interpretado na trama pelo ator Dudu Azevedo: a pesca maravilhosa. A história é descrita no livro de Lucas (capítulo 5, do versículo 1 ao 9) e mostra um dos inúmeros milagres que Jesus realizou enquanto esteve na Terra.

A passagem bíblica relata o dia em que o pescador Simão Pedro, papel vivido pelo ator Petrônio Gontijo, e seus companheiros Tiago Maior (César Cardadeiro) e João (Rafael Gevú) sofrem com a escassez de peixes no mar da Galileia. Ao retornarem da pesca (sem ter apanhado nenhum peixe), eles encontram Jesus. O Messias orienta que Simão Pedro e os companheiros voltem com o barco para o mar. O pescador garante que há dias não pesca nem um peixe sequer, mas que, ainda assim, obedeceria às instruções de Jesus, que vai com eles no barco. Ao chegar em um determinado ponto do mar, Jesus pede que lancem as redes e o milagre acontece. Logo, Simão Pedro, João e Tiago Maior ficam surpresos com o cardume saltando do mar para as suas redes.
Um dos 12
A partir disso, Simão Pedro reconhece o poder de Jesus, que passa a chamá-lo apenas de Pedro. O pescador se torna um dos 12 discípulos do Messias, junto com Tiago Maior e João, como é relatado nas Escrituras Sagradas: “E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.” (Lucas 5.10:11).

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, o ator Petrônio Gontijo (foto a dir.) conta como foi viver a cena da pesca maravilhosa, que para ele é um divisor de águas na vida de seu personagem. “Gravar essa cena foi realmente emocionante. É o momento da virada de Simão Pedro, que, mesmo sendo ‘turrão’, fica quebrantando ao presenciar o milagre de Jesus. Ali ele toma consciência de que tudo que antes fazia parte da sua imaginação poderia se transformar em algo real por meio da fé”, afirma.
Petrônio ainda ressalta que não tem como a novela passar despercebida pelo público. “Estamos falando de fé e isso toca as pessoas. Todo o estudo que faço para compor Pedro mexe comigo. É um personagem rico em todos os sentidos. Tenho certeza que o público também está aprendendo muito com os personagens e com a trama no geral”, diz.

A maquiadora e micropigmentadora Nicole Sanches, de 21 anos (foto a esq.), relata que está recebendo esse aprendizado pelo fato de acompanhar a trama. Telespectadora assídua, a jovem sempre acompanha as novelas bíblicas da Record TV. Ela diz que, assim como descreveu o ator, se encheu de fé com a cena. “Além de me emocionar, ela também me trouxe muito temor, porque quando lemos a passagem na Bíblia e imaginamos como foi o milagre isso já mexe com a nossa fé. Então, quando vi o que antes só imaginava, foi muito mais intenso”, declara.
A cena também a fez refletir sobre sua vida. “Quando vi Jesus no barco, percebi a importância dEle estar em nossa vida. Enquanto Pedro e aqueles pescadores estavam sozinhos, mesmo sendo pescadores experientes, não tiveram êxito, mas a partir do instante em que Jesus entrou no barco houve uma transformação na vida daqueles homens. A mensagem foi que para que uma pessoa mude é preciso que tenha Jesus em sua vida”, explica Nicole.
A mudança interior
Não foi apenas a questão de a pesca ser maravilhosa que chamou atenção nessa cena, mas a transformação de um homem. Pedro, que até então era descrente, é tocado por Jesus e naquele momento experimenta uma mudança interior. Depois de reconhecer o poder do Messias, Pedro larga tudo para segui-Lo.
Hoje não é diferente, Jesus deseja que tenhamos acesso não somente às bênçãos, mas a uma transformação de vida e, para isso, é preciso apenas reconhecê-Lo como Deus e obedecê-Lo. A novela Jesus vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h45, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Blad Meneghel, Edu Moraes e Demetrio Koch