A Nasa afirma: a Lua está encolhendo!

O fenômeno torna o astro suscetível a terremotos e deslizamentos

Imagem de capa - A Nasa afirma: a Lua está encolhendo!

Em pesquisa, cientistas da NASA, agência espacial norte-americana, identificaram a diminuição contínua da Lua em mais de 45 metros de circunferência. O estudo, publicado recentemente no periódico The Planetary Science Journal, ainda revela formação de falhas sujeitas a abalos sísmicos lunares (terremotos e deslizamentos).

Saiba mais:

A pesquisa  da Nasa em preparação à missão Artemis 3 (que prevê viagem à Lua até setembro de 2026) registrou um grupo de deformações significativas na região polar sul e em outras áreas propostas para pouso de tripulantes no satélite natural da Terra. Cientistas associaram as falhas no solo lunar a um dos terremotos mais poderosos já registrado no Programa Apollo, além de descobrir áreas suscetíveis a deslizamentos.

Como isso é possível:

Em comunicado, a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, explicou:

“De maneira semelhante a uma uva que enrugou ao se transformar em uma passa, a Lua também desenvolve dobras à medida que encolhe. Mas, ao contrário da pele flexível de uma uva, a superfície da Lua é frágil, causando o surgimento de falhas onde seções da crosta se pressionam umas contra as outras.”

Quais os riscos para a Terra:

Diferentemente dos terremotos da Terra, os tremores lunares acontecem na superfície lunar e podem durar horas. Os tremores causados por falhas no interior da Lua, ainda, podem danificar edifícios, equipamentos e inúmeras outras estruturas humanas.

Pesquisadores da Nasa continuam a mapear o satélite e sua atividade sísmica em prol de identificar e prevenir a humanidade contra potenciais perigos.

Momento de reflexão:

Além dos eventos naturais que deixam rastros catastróficos à humanidade, os possíveis acontecimentos cósmicos também provocam a inquietação de estudiosos quanto as suas consequências e seus danos à Terra. E, apesar da movimentação de cientistas para contê-los, fenômenos semelhantes ao citado já foram antes alertados pelas Sagradas Escrituras, que preveem cenários ainda piores:

“E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte”. (Apocalipse 6.12-13)

Tais acontecimentos, além de fortes sinais da revolta da natureza contra a humanidade, ainda revelam um singelo ensaio do mundo para o juízo de Deus, isto é, o Apocalipse.

“Um simples abalo sísmico não é o suficiente para remover montes e ilhas do seu lugar. [Por isso] outros Juízos catastróficos da parte de Deus são apresentados em forma de fenômenos cósmicos envolvendo o Sol, a Lua, as estrelas e os demais corpos celestes”, explica o Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé disponíveis na Bíblia Fiel Comentada.

Sendo assim, com a possibilidade de eventos que ameaçam a humanidade ao seu fim, a reflexão que deve ficar a todo cristão é: você está pronto para o Apocalipse?

Mais a fundo:

Se você deseja saber mais sobre os sinais do fim dos tempos e como se preparar para o que vem pela frente, participe todos os domingos, às 18h, do Estudo do Apocalipse. Esteja presente no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Fotos: NASA/LRO/LROC/ASU/Smithsonian Institution