A maior mentira que você já ouviu

O propósito realizado na Universal até 25 de dezembro derruba um velho mito e revela as verdades para quem quer se tornar Filho do Altíssimo

Há muitas mentiras contadas por aí, entre elas a de que “todos são filhos de Deus”. Aliás, se pudéssemos eleger a maior fake news de todos os tempos, com certeza, seria essa. Apesar disso, muitas pessoas usam o argumento da paternidade Divina quando querem reivindicar algum direito, alegando que o merecem porque também são filhas de Deus. Será?

Ao mesmo tempo, essa mentira serve de base para que outras pessoas questionem a ação do Altíssimo com perguntas como “por que um Deus tão grande e poderoso deixa Seus filhos sofrerem?” Inclusive, muitos dos que se consideram ateus usam esse argumento para justificar sua descrença. Para eles, “se todos somos filhos de Deus e há guerras, fome, violência, doenças e todo tipo de sofrimento, então Deus não existe”.

É aí que se revela o prejuízo que essa mentira causa na vida de milhões de pessoas: elas esperam ter uma vida com paz, segurança, alegria e bênçãos, mas isso nunca acontece porque elas não são filhas de Deus, o Único que poderia lhes proporcionar isso. O fato é que nem todos os seres humanos são filhos de Deus.

Para esclarecer essa generalização que leva ao erro, a Universal iniciou o propósito das 7 Verdades sobre os Filhos de Deus em 13 de novembro. A cada domingo, até 25 de dezembro, uma verdade será revelada durante as reuniões que ocorrem nas igrejas da Universal em todo o Brasil. Os participantes descobrirão quem são os filhos de Deus de acordo com a Bíblia e como se tornar um deles.

Tal Pai, tal filho
Em uma das palestras sobre o propósito realizada no Templo de Salomão, em São Paulo, o Bispo Renato Cardoso, responsável pelo trabalho evangelístico da Universal no Brasil, esclareceu que o nascimento de um bebê não significa o nascimento automático de um filho de Deus, mas, sim, uma simples prova da capacidade reprodutiva que Deus concedeu ao homem e à mulher ao criá-los. “Para ser filho de Deus tem que nascer de Deus e como é que se nasce de Deus? É pela fé, como está em Gálatas 3.26: ‘Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus’”, explicou.

Porém, o fato de crer em Deus não torna uma pessoa filha dEle, pois a Bíblia mostra que até o diabo crê em Deus (Tiago 2.19), embora seja adversário dEle. A crença no Altíssimo deve ter origem em uma fé real, cultivada na prática da Palavra de Deus. “Ser filho de Deus não é ter conhecimentos bíblicos, frequentar uma igreja, saber das histórias bíblicas nem apenas ter bons princípios morais ou bom caráter – tem ateu que tem bom caráter. Assim como olhamos para uma criança perto do pai e vemos traços dele nela, ser filho de Deus significa ter a imagem e a semelhança de Deus em nós, em todos os sentidos. Jesus disse para um de Seus discípulos que pediu que Ele lhes mostrasse o Pai: ‘quem me vê a mim vê ao Pai’ (João 14.9). É isso que acontece quando a pessoa é filha de Deus. Quando uma pessoa nasceu de Deus, quem olha para ela vê os traços e as características do Pai nela. Essa pessoa tem a imagem de Deus”, ensinou.

O Bispo alertou que “não ter nascido de Deus” é o maior problema que uma pessoa pode ter, pois ela “é uma órfã (espiritualmente falando) perdida neste mundo e o pior: além de ter uma vida de péssima qualidade neste mundo, quando morrer ela ainda perderá a Salvação”.

Verdades reveladas
Nos dois primeiros domingos do propósito, duas verdades sobre os filhos de Deus foram reveladas. Em 13 de novembro, a reunião abordou a primeira menção feita por Deus sobre Seus filhos na Bíblia, em Gênesis 6.2-5, e discutiu como a maldade tinha contagiado a mente e o coração das pessoas. Em seguida, o Bispo Renato falou da primeira verdade: os filhos de Deus nunca cultivam maus pensamentos. “Os filhos de Deus entendem que a mente humana precisa estar conectada com Deus e ser protegida, preservada, para que Deus possa falar nela. Com consciência, os filhos de Deus dominam seus pensamentos e, assim, a maldade e a malícia não conseguem entrar”, disse.

A segunda verdade, revelada em 20 de novembro, é que muitas pessoas acham que são filhas de Deus, mas o comportamento delas, em vez de trazer honra para o Pai, é como uma mancha, como está escrito em Deuteronômio 32.5-6. Em outras palavras, elas agem de modo contrário ao esperado de um verdadeiro filho de Deus: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” (Filipenses 2.15).

Segundo o Bispo Renato, “resplandecer como astro” não significa ser “famosinho” ou usar roupas espalhafatosas, mas revelar o brilho natural da Presença do Espírito de Deus. “O filho de Deus tem vida em seus olhos. Há um caráter ilibado, diferente, quem é filho dEle não faz as falcatruas, os cambalachos que as pessoas fazem neste mundo. Se você é filho de Deus, você vive uma vida reta, você tem sabedoria na forma como se conduz, tudo isso é fruto do Próprio Espírito Santo que está dentro de você”, disse.

Participe
As palestras do propósito ocorrem aos domingos e são abertas a todos que queiram se tornar filhos de Deus. Acesse universal.org/localizar e veja o endereço da Universal mais próxima de você.

Jejum de Daniel

Se você deseja fortalecer o seu relacionamento com Deus, participe do próximo Jejum de Daniel, que começa no dia 11 de dezembro e se encerra em 31 de dezembro. No fim do propósito, a ministração do derramamento do Espírito do Santo vai ocorrer direto de Israel. Não perca!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Getty Images e Demetrio Koch