A leitura é uma ferramenta essencial para a aprendizagem

Apesar das dificuldades do dia a dia, criar esse hábito pode mudar a sua vida

Imagem de capa - A leitura é uma ferramenta essencial para a aprendizagem

A cada três anos, uma prova mundial que avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos, em leitura, matemática e ciência, é realizada em dezenas de países. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) é o principal ranking de educação do mundo.

Os dados de 2018 foram divulgados no dia 3 de dezembro último, com o foco no exame de leitura. A prova visa saber se o estudante adquiriu habilidades suficientes para identificar a ideia principal de um texto e refletir sobre ele. Questão na qual, o Brasil apresenta uma estagnação.

Cerca de 11 mil jovens brasileiros participaram da avaliação (entre 600 mil no total) e 50% não alcançou o nível mínimo para leitura. O que significa que eles têm dificuldades para interpretar informações, bem como integrar contextos e ler notícias. Nesse sentido, a falta do hábito da leitura é um cenário comum à grande parte da população no País.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 40% da população de 25 anos ou mais não concluíram o ensino fundamental (aproximadamente 53 milhões) e 23% dos jovens de 15 a 29 anos (entre cerca de 47 milhões), além de não trabalhar, também não estudam.

A leitura pode edificar e mudar vidas

Diversas são as dificuldades que as pessoas enfrentam no dia a dia. Muitos ainda não conseguiram dar continuidade aos estudos fundamentais ou início a uma faculdade, por exemplo. Contudo, se você faz parte das estatísticas, mas quer mudar a sua situação, não desanime e persista.

A leitura é uma ferramenta essencial no processo de aprendizagem e chave para a educação. Ademais, aliada à fé inteligente pode edificar e mudar vidas. Por isso, criar condições para estimular o hábito da leitura é uma responsabilidade que vai além das salas de aula nas escolas.

Que tal começar agora mesmo a leitura de um livro? Pode ser no caminho para o trabalho, ou para a igreja, e até mesmo em casa antes de dormir. Você que já faz a leitura diária da Bíblia, comece também com um capítulo por dia de outro livro e crie em você o hábito da leitura.

“Como vencer suas guerras pela fé”

O livro “Como vencer suas guerras pela fé”, do Bispo Edir Macedo, é para quem deseja compreender na prática o que a humanidade está fazendo neste mundo e quais serão as consequências. A saber, a proposta é orientar as pessoas sobre como enfrentar as batalhas espirituais do dia a dia.

Nele são abordados os principais temas da fé em Jesus Cristo (como a graça, a Salvação, o pecado, entre outros). Apesar do conteúdo profundo, o texto traz uma linguagem prática e de fácil acesso.

Abaixo, separamos algumas das principais ideias abordadas:

– A primeira tática do diabo é nos atrair para o pecado, depois ele tenta nos convencer de que essa situação é boa e inofensiva;

– O apóstolo Pedro nos instrui para sermos sóbrios e vigilantes;

– O nosso mundo não é um lugar de paz e descanso;

– O diabo também rouba o ânimo e a alegria de uma pessoa;

– Quem vive com os olhos voltados apenas para as necessidades materiais, não consegue enxergar o mundo espiritual;

– Para o Senhor Jesus ninguém é um caso perdido;

– O Senhor Jesus não veio fundar uma religião, Ele veio trazer vida e cumprir a vontade do Pai;

– A incredulidade é a única barreira que pode impedir a ação de Deus;

– Por mais que Deus queira nos abençoar, Ele só age quando usamos a fé;

– A fé é a chave para o acesso ao poder de Deus, é por isso que o diabo quer miná-la;

– TV, cinema, literatura, internet, música e escolas são meios de educar (tanto para o bem, quanto para o mal);

– Por meio da Parábola dos Talentos, vemos que todos têm capacidade. Vale observar que ela deve ser multiplicada, ainda que seja pouca;

– Cada um recebe segundo a sua capacidade e ninguém fica de fora;

– Vivemos uma guerra constante contra as dúvidas;

– A fé toma atitude;

– A renúncia é diária e o sacrifício é constante;

– No final, viveremos com Ele para todo o sempre.

Como adquirir?

O livro está disponível no Templo de Salomão e em uma Universal mais próxima da sua casa (veja o endereço aqui). Vale lembrar que também é possível adquirir a obra por meio da loja virtual Arca Center.

Boa leitura!

imagem do author
Colaborador

Michele Roza (*) Redação / Fotos: Getty Images e Reprodução