A importância de ouvir o parceiro

Saber ouvir o outro é a maneira mais adequada para solucionar possíveis problemas sem maiores danos ao casal

Imagem de capa - A importância de ouvir o parceiro

Desde os primórdios existem muitos conceitos de família e certos padrões a serem seguidos pelos casais. No entanto o que muitos não sabem é que tantos ideais não farão sentido se o Espírito do Amor não estiver no relacionamento.

Ronaldo de Lima César, de 35 anos, relata que nunca teve uma referência de casamento na família. Quando tinha apenas dois meses de vida, seu pai faleceu e ele cresceu sem uma figura paterna dentro de casa. Na tentativa de preencher aquele vazio, sua mãe se relacionou com outras pessoas, mas as relações nunca davam certo.

Assim, o padrão de família foi desconstruído logo no início da vida de Ronaldo. Ele foi crescendo sem uma orientação paterna, enquanto via sua mãe se aventurando em busca da felicidade. Tudo o que ele sabia sobre amor era o que via em filmes e séries de TV. Com isso, Ronaldo se tornou um jovem grosseiro com as mulheres, sem paciência e uma pessoa desagradável para conviver.

Um dia, Ronaldo conheceu Mariane. Os dois começaram a namorar e depois se tornaram noivos, apesar de toda prepotência dele. “Esses problemas pareciam pequenos, mas, com o passar do tempo, foram se acumulando e eu até quis romper o noivado”, diz Ronaldo.

Mariane Bonifácio César, noiva de Ronaldo, precisou aprender a conviver com ele. As brigas e discussões iam desgastando o relacionamento aos poucos. Em um relacionamento não basta somente ter amor, tem que haver respeito, compreensão e capacidade de um ouvir o outro. “Foi difícil aprender a ouvir. Quando achamos que temos razão nada é capaz de nos fazer entender. Essa foi uma das maiores dificuldades em nosso relacionamento”, relata Mariane.

Diante dessa situação, Ronaldo e Mariane passaram a frequentar as reuniões da Terapia do Amor e fizeram o curso Casamento Blindado, idealizado pelos professores Renato e Cristiane Cardoso. “Quando entendemos que o mais importante no relacionamento é saber ouvir e respeitar o outro, a mentalidade muda. Hoje temos maturidade para compreender um ao outro”, conta Ronaldo.

Pouco depois do casamento, eles passaram por algumas adversidades. Ronaldo ficou desempregado e isso gerou desequilíbrio financeiro e incômodos ao casal. Entretanto Ronaldo e Mariane superaram todas as barreiras colocando em prática os ensinamentos da Palavra de Deus. “As responsabilidades aumentaram, ao contrário do que muitos jovens da minha idade dizem, e ouvir a Deus me fez muito bem”, afirma Ronaldo.

A importância de ouvir  o parceiro

“Nas reuniões da Terapia do Amor, aprendi que para ter um relacionamento bemsucedido é preciso apreciar as qualidades do parceiro, em vez de apontar defeitos, focar naquilo que você mesma precisa mudar e cobrar menos. Mais importante do que sentir é manter a palavra empenhada, independentemente das circunstâncias, e ter uma vida com Deus. Quanto mais perto estamos dEle, mais nos aproximamos do cônjuge”, diz Mariane.

Ronaldo e Mariane se casaram em 30 de março de 2013, na Igreja Universal de Barueri, em São Paulo, e continuam frequentando as reuniões da Terapia do Amor, pois sabem como é importante aprender cada vez mais sobre o amor inteligente.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images e cedidas