A importância de limpar a pele

Você provavelmente dormiu de maquiagem uma ou muitas vezes, mas isso traz prejuízos à sua saúde

Imagem de capa - A importância de limpar a pele

O cansaço e o esgotamento físico e mental no final do dia podem incentivar algumas mulheres a dormirem maquiadas. Afinal, retirar totalmente a base e o rímel (especialmente aquele à prova d’água) pode ser trabalhoso.

Ninguém gosta desta batalha diária feita com o auxílio de um produto demaquilante. Se despedir daquela make feita com tanto primor também pode fazer com que a limpeza de pele seja adiada para o dia seguinte. Você pode se perguntar: para que jogar todo o meu trabalho fora?

Seja lá quais forem seus motivos, dormir de maquiagem pode não ser nada bom, observa a dermatologista Sábata Reis. A especialista alerta que o inofensivo “vou dormir com maquiagem só hoje” é o erro mais comum que muitas de nós cometemos. “Os 10 minutos gastos com a remoção antes de dormir são indispensáveis para manter a qualidade da pele”, revela.

Na calada da noite
A dermatologista explica que durante a noite a pele entra em um processo de recuperação dos danos causados ao longo do dia no DNA. “Dormir de maquiagem faz com que não ocorra essa reparação, além de causar obstrução dos poros por um tempo maior, o que pode ocasionar surgimento de acne e aumento da oleosidade”, esclarece.

Os poros têm a função de excretar sebo, o que, quando acontece de forma controlada, colabora na manutenção da hidratação da cútis. “A ausência da excreção acarreta acúmulo de gordura e daí surgem os famosos cravos que, quando inflamados, viram espinhas. Isso também deixa a pele opaca e sem brilho e aumenta as chances de alergias e acelera o processo de envelhecimento cutâneo”, explica.

Ficar maquiada por um longo tempo é prejudicial. Sábata afirma que mesmo os produtos com tecnologias modernas, enriquecidos com antioxidantes, fator de proteção e minerais, que protegem contra poluição e que reduzem o dano aos tecidos, precisam ser removidos corretamente.

Mão no demaquilante
Sábata sugere um passo a passo para que haja uma limpeza de pele eficiente antes de dormir. “Primeiro, use um demaquilante bifásico (que contém óleos), já que ele facilita a retirada da maquiagem mais pesada. Em seguida, utilize um gel de limpeza indicado por seu médico para seu tipo de pele e, então, um demaquilante comum ou água micelar para remover qualquer resíduo. Para finalizar, recomendo um creme com vitamina C e ácido hialurônico, para que haja hidratação e recuperação do tecido.”

Água o quê?
De uns tempos para cá, a água micelar ganhou espaço nas matérias de beleza e na necéssaire de muitas mulheres. Mas ainda há dúvidas sobre o produto e suas diferenças em relação ao demaquilante tradicional. “A água micelar tem a função de retirar todo resíduo de impurezas e é recomendada para peles sensíveis porque não tem nenhum ativo irritante”, diz a especialista, que recomenda que seja usado como tônico pós-limpeza com gel ou sabonete específico. “Já o demaquilante é específico para retirar a maquiagem (como a da área dos olhos, por exemplo) e pode conter água micelar na composição”, esclarece.

A mulher deve ter com a pele o mesmo cuidado que tem com todo o corpo. Ela é o maior órgão que temos e, por isso, devemos lhe dar atenção especial. A mulher que quer agradar a Deus tem cuidado com próprio corpo, como recomenda a Palavra de Deus: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1 Coríntios 6.19).

Por isso, as reportagens da Folha Universal sempre trazem dicas do que fazer para melhorar sua saúde e seu bem-estar.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Foto: Fotolia