A história de Valmir Dobroca e seu reencontro com o Pai

Depois de anos afastado, envolvido com vícios e vazios, ele decidiu voltar para os braços do Pai — e encontrou a verdadeira felicidade

Imagem de capa - A história de Valmir Dobroca e seu reencontro com o Pai

Valmir Dobroca começa seu relato comparando sua trajetória com a do filho pródigo. “Eu fui como o filho pródigo. Decidi abandonar a presença do Pai, a proteção que Ele tinha para mim, a fim de viver do meu jeito”, conta.

“Eu decidi abandonar a presença do Pai”

Nessa escolha, ele acabou se afastando completamente de Deus. “Tive mais de três acidentes de carro, diversas vezes embriagado, e duas overdoses. Eu quis olhar para as coisas que o mundo oferecia — a mídia, a televisão, o cinema — e viver do mesmo jeito que ‘meus amigos’ viviam.”

O que parecia liberdade, se tornou prisão. Ele buscava ‘aproveitar a juventude’, mas acabou mergulhando em sofrimento. “Pensei: agora posso tomar minhas decisões. No primeiro momento parece que está tudo certo… mas foi uma maldição. Fiquei afastado quase 15 anos, sem conquistar nada, e pior: sem paz.”

Vazios e excessos

Valmir conta que a busca por felicidade o levou por caminhos cada vez mais escuros. “Começa saindo um pouco, depois vem o primeiro gole de cerveja, o primeiro drink… tudo para tentar preencher aquele momento.”

Mas o vazio só aumentava. “Era bebida, festa e drogas todos os dias… E quando tudo terminava, eu sentia o vazio na alma.”

Assim, o ponto mais crítico veio em um dos aniversários: “Comemorei escrevendo meu nome num espelho, com mais de 30g de cocaína. Passei a noite inteira festejando, mas quando amanheceu, eu continuava quebrado.”

 

“Eu lembrei que podia tentar de novo”

Mesmo no fundo do poço, algo dentro dele reacendeu a esperança. “Comecei a me lembrar de quão bom era viver na presença de Deus. Lembrei de tudo que aprendi quando era jovem… e percebi que podia tentar de novo, porque Deus estava pronto para me receber.”

Foi, então, que decidiu voltar para a casa de Deus. “Quando cheguei à Igreja, o pastor me deu uma direção: ‘Você precisa fazer uma aliança com Deus. Deixar tudo o que fez e abraçar essa vida com Ele.’ Aquilo casou com o que eu queria. Eu queria fazer diferente.”

O reencontro com o Pai:

Logo após essa decisão, tudo começou a mudar. “Quando decidi fazer uma aliança com Deus, minha vida transformou. Eu tentei muito fazer as coisas do meu jeito, mas o que Deus tinha era muito maior.”

Assim, ele recebeu o maior presente de todos. “Quando coloquei minha vida nas mãos de Deus, Ele me deu o Espírito Santo. Se o Deus que criou os céus e a terra vive em mim, qual problema vai me vencer?”

Hoje, Valmir deixa uma mensagem para quem se afastou: “A Igreja foi como uma mãe para mim. Eu não tinha família, não tinha nada. E você que está afastado há um ano, cinco ou dez, não importa o tempo nem o que fez. Se você quer voltar para Deus, Ele está de braços abertos!”

Assista ao vídeo completo e veja como está a vida de Valmir Dobroca hoje:

Participe:

No dia 16 de novembro, acontecerá o “Domingo da Reconciliação com Deus“. É a oportunidade para quem deseja uma nova chance com o Altíssimo.

Por isso, esteja no Templo de Salomão (às 7h, 9h30 e 18h) ou em uma Universal mais próxima (consulte o endereço aqui).

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Reprodução