A grande armadilha para os salvos
Alvos do mal, os escolhidos estão cercados pelo perigo da contaminação. Cuidado!
A parábola do joio e do trigo é conhecida por muitos. Descrita no Evangelho de Mateus, ela conta que um homem semeou boa semente no seu campo, mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele e semeou o joio no meio do trigo e se retirou. E, quando os servos quiseram tirar o joio, o senhor disse a eles: “… Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa …” (Mateus 13.29-30).
O Senhor Jesus usou o joio como um exemplo de algo ruim ou prejudicial, pois trata-se de uma planta que pode atrapalhar o cultivo de trigo, uma vez que compete pelos mesmos nutrientes do solo. O joio e o trigo são bastante semelhantes e se diferenciam somente na fase adulta e, além disso, o joio é tóxico e não deve ser consumido por humanos.
Por causa disso, muitas pessoas usam essa comparação e reflexão no trabalho, nas amizades ou quando sofrem injustiças ou maldades causadas por outra pessoa em algum momento de sua vida e, às vezes, nem sabem que se trata de uma reflexão bíblica.
Mesmo que a “planta” esteja presente em vários ambientes da nossa vida, Jesus deixou esse alerta principalmente para os cristãos, mostrando que o “joio” também estaria nas igrejas e ambientes espirituais e para que ficassem alertas em relação a más influências mesmo que em lugares onde, teoricamente, todos seriam considerados salvos e convertidos à Palavra de Deus.
Sabendo qual seria a rotina na vida de um cristão, o Senhor deixou esse alerta para que não se escandalizassem, mas tomassem cuidado com quem estivesse ao seu redor e para que este não afetasse a sua fé. Porém, ainda assim, há cristãos que não dão atenção à mensagem deixada por Jesus e correm o risco de se contaminarem pelos maus exemplos e erros dos “não escolhidos”. São erros que atraem os olhos e, às vezes, as vontades de quem já foi escolhido, como, por exemplo, um flerte recebido fora do casamento, amigas que postam fotos se “divertindo” em baladas regadas a álcool, amigos que falam da “liberdade” e do “prazer” de se relacionar com várias pessoas e julgamentos dos grupinhos de fofocas, entre outros.
Os não escolhidos
Em uma das meditações diárias transmitidas pelas redes sociais, o Bispo Edir Macedo fala do assunto e cita que todos os cristãos e escolhidos por Deus devem tomar cuidado para não olhar para a vida dos outros, pois, infelizmente, nem todos estão ao seu lado para dar testemunho sobre Deus: “dentro das igrejas existem muitos mensageiros do mal, que são os não escolhidos, que estão ali para dar mau testemunho da fé e contaminar os que foram escolhidos”.
Afinal, quando ocorre essa observação da vida de outra pessoa, você pode estar focando em um “joio” e, quando esse mau elemento cometer um erro, ele o influenciará a repetir o mesmo comportamento ou se decepcionar e fraquejar na fé. Essa tem sido uma das estratégias do mal: usar os não escolhidos para frustrar e contaminar aqueles que foram salvos. “O diabo sempre está em volta daqueles que são escolhidos. E, quando você olha para quem já está condenado, perde seu tempo e acaba contaminando a sua fé também”, diz o Bispo.
Ele ainda ressalta que muitos hoje estão distantes de Deus porque olharam e deram ouvido àqueles maus testemunhos, àquelas pessoas que até falavam de Deus e estavam na igreja, mas não tinham caráter e não seguiam a Palavra da Verdade.
O cristão precisa estar atento para entender o alerta de Jesus e seguir olhando sempre para Ele: “você não deve dar ouvidos àquilo que não procede e não convém da Palavra de Deus. Você, que é um escolhido, precisa permanecer agindo como é ensinado na Bíblia para alcançar a Salvação e para que, assim, Deus seja santificado em sua vida”, orienta o Bispo.
Esse cuidado é reforçado pelo conselho deixado em Salmos 1.1-2, que diz: “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.
Quando você não segue os conselhos e atitudes dos não escolhidos, mas o que Jesus fala, procura fazer o que O agrada. Assim, mesmo que os outros não façam o mesmo, você estará preservando sua alma, pois o certo sempre será certo, mesmo que ninguém o faça. O trigo não deixou de ser o que é nem de dar os seus frutos, mesmo com o joio ao lado. “Quando a pessoa é escolhida ou se faz escolhida, ela enfrenta o inferno, mas se mantém firme na rocha que é Jesus e, venha o que vier – chuva, tempestade, rios batendo com ímpeto ou o vento –, nada a abala, porque ela foi edificada na rocha que é Jesus”, conclui o Bispo.
Olhar para si
A partir de hoje, 25 de junho, até 16 de julho, acontecerá o Jejum de Daniel, que é uma ótima oportunidade para praticar a lição de não olhar para a vida dos outros nem estar em lugares e ter conversas e posturas maléficas. Use este período para focar em sua Salvação e nas mensagens e ensinamentos que o Espírito Santo traz e para estreitar o seu relacionamento com Deus.
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo