A fé precisa de equilíbrio

Livro do Bispo Edir Macedo trata desse tema

Imagem de capa - A fé precisa de equilíbrio

Desde a infância aprendemos como o equilíbrio é importante para se ter uma vida de qualidade. E, ao longo dos anos, notamos como a falta dele pode trazer consequências sérias nos mais distintos aspectos da vida, seja na vida amorosa, seja na saúde, nas finanças, etc.

Mas, quando o assunto é a fé, você já se perguntou se ela também exige equilíbrio?

O Bispo Edir Macedo no livro Os Mistérios da Fé traz mensagens esclarecedoras sobre o único elo capaz de ligar o ser humano a Deus: a fé.

Aliás, ela dispensa o equilíbrio, uma vez que a fé sobrenatural é radical, direta e total.

O Bispo usa o primeiro mandamento bíblico para ajudar o leitor a compreensão isso: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força” (Deuteronômio 6.5). E explica que o amor a Deus, principal ingrediente da fé, tem que ser total e direto.

O Bispo pontua ainda que, se equilibrada, a fé envolverá razão, ciência e conhecimento tornando-se assim fé natural. Ele reconhece a importância desses fatores em outros sentidos, mas, em se tratando da fé sobrenatural que opera milagre, essa associação não existe.

Acima da própria razão

Ao contrário da fé natural, que se baseia em conhecimentos, fatos e argumentos, a fé sobrenatural exige uma completa aceitação da pessoa, dispensando assim quaisquer questionamentos que possam colocá-la em dúvida. Esse tipo de fé está acima da fé natural e da própria razão e ocupa soberanamente o coração de quem a possui.

O autor esclarece qual é o segredo para quem deseja alcançar uma vida vitoriosa: “Assim era a fé de Abraão, Moisés, Davi e dos grandes profetas. Assim foi a fé que o Senhor Jesus ensinou e os discípulos praticaram. Essa foi a fé da Igreja Primitiva, dos grandes homens de Deus, e tem de ser a fé daqueles que desejam ser vencedores. ”

imagem do author
Colaborador

Por Kelly Lopes/ Foto: Fotolia e Divulgação