A experiência de viver o anjo Gabriel

O ator Raphael Sander conta como foi interpretar o personagem na novela Jesus, da Record TV

Imagem de capa - A experiência de viver o anjo Gabriel

O ator Raphael Sander, de 31 anos (foto abaixo), conta, em entrevista exclusiva à Folha Universal, detalhes de seu personagem, o anjo Gabriel, na novela bíblica Jesus (trama que conta como foi a vida do Filho de Deus).

A primeira produção bíblica em que o ator participou na Record TV foi Apocalipse. Na novela, ele era visto de roupas pretas, usava barba e peiot (os cachos característicos dos judeus ortodoxos) e deu vida ao personagem Noah. “Sem dúvida, ter participado da novela Apocalipse contou muito para que eu recebesse o novo convite. Acredito que todo trabalho que fazemos traz sempre novas oportunidades. É quase um processo de retroalimentação profissional”, analisa.
Responsabilidade
Ao ler a sinopse do personagem e ver que ele faria o anúncio a Maria de que ela seria a mãe do Filho de Deus, o ator sabia que teria uma grande responsabilidade pela frente. “As histórias sobre o anjo Gabriel são contadas em todas as religiões. Tive que ter um senso de responsabilidade enorme por causa da importância do personagem e pela maneira como ele foi colocado na trama. Ele estava presente no início e no fim de cada capítulo e essas cenas eram importantes para o andamento e o sucesso da obra”, avalia.
Orientação
Para compor o anjo, Raphael contou com a ajuda da direção para chegar ao personagem que o público vê na novela. “Pesquisei muito sobre o assunto em vários livros, além de buscar informações na própria Bíblia. Acredito que o resultado seja uma mistura da orientação do Edgard (ele se refere a Edgard Miranda, diretor da novela) e do que eu consegui criar graças a essa pesquisa”, destaca.

Uma nova linguagem
Raphael e a equipe tentaram fugir dos estereótipos que vemos em outras representações que já foram feitas para a televisão e o cinema e que, muitas vezes, retratam os anjos como criaturas ingênuas. “Fomos buscando para o personagem uma linguagem mais orgânica. Ele não caberia numa linguagem muito ligada à realidade. É claro que a ideia requeria algo que fosse mais próximo do natural, mas, como ninguém sabe como é de fato um anjo, tive liberdade para criá-lo”, avalia.
Polêmica positiva
Houve quem criticasse o fato de que o anjo na novela Jesus seja branco, loiro e de olhos claros, em vez de um anjo negro, o que fugiria totalmente dos padrões. Para Raphael, a polêmica é positiva. “Concordo que o personagem poderia ser negro ou uma mulher. Já vi produções em que o anjo era representado pelo vento, por exemplo. Há muitas possibilidades e isso seria bem legal também. Por outro lado, acho que a novela já está trazendo alguns padrões diferentes com outros personagens. O próprio Jesus não está no padrão visual que as pessoas estão acostumadas a ver. Acredito que no caso do anjo foi uma opção da direção e da autora. Eles tinham que escolher e nem sempre é possível agradar todo mundo”, afirma.

Satisfação
O fato é que, de forma geral, o personagem foi bem recebido pelo público. No Twitter do ator há vários posts elogiando o personagem. “Eu acompanhei os comentários feitos em relação aos primeiros capítulos. Há muitos internautas falando coisas positivas e elogiando a minha atuação. Fiquei muito satisfeito com isso e com a impressão que as pessoas tiveram”, comenta.
Obra especial
Raphael conta que a última aparição do anjo na primeira fase da novela aconteceu quando ele esteve com Jesus no deserto. “Nós nunca sabemos se ele vai aparecer de novo. Tudo é possível em televisão. Assistam à novela porque ela é extraordinária. O elenco todo está dando o máximo, desde quem serve o cafezinho para todos até o diretor. Não sei por que isso acontece, mas acredito que seja porque a novela é uma obra muito especial. Então, assistam”, reitera.
Os mensageiros
Embora a Bíblia não dedique um livro específico para os anjos, eles aparecem em várias passagens. São informações que nos ajudam a entender quem são eles. A palavra anjo (aggelos, em grego) significa mensageiro. Vimos na novela Jesus que o anjo Gabriel teve essa missão, entre as demais que lhe foram conferidas. Ele anuncia a Maria que ela seria mãe do Filho de Deus e aparece para José para esclarecer por que ela ficou grávida do Espírito Santo e acaba com toda a desconfiança dele.
O anjo aparece ainda para Zacarias informando que Isabel teria um filho. “E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento.” (Lucas 1:11-14). O anjo Gabriel também acompanha Jesus, quando Ele passou pelo deserto e foi tentado pelo diabo.
Exército de Deus
A Bíblia mostra que os anjos são como guerreiros do exército de Deus, criados de uma só vez, durante o período de seis dias da formação de todas as coisas. São espíritos criados por Deus e enviados para servirem os que hão de herdar a Salvação. “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1.14).
Eles não devem ser idolatrados
Os anjos interferem nos assuntos humanos, embora se saiba pouco sobre a forma como isso acontece. Mesmo sendo seres imortais e poderosos, na hierarquia dos céus estão abaixo do Senhor Jesus, por isso não devem ser idolatrados. “Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” (Hebreus 1.4).
As batalhas do céu
Por eles serem espíritos, nós não conseguimos vê-los. Mas muitas são as batalhas espirituais travadas entre anjos e demônios. “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos.” (Apocalipse 12.7).

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Fotos: Edu Moraes e Reprodução