A depressão afeta a vida de uma pessoa em vários aspectos

Recentemente, locutor esportivo brasileiro contou como sofreu com a doença e tentou acabar com a própria vida

Imagem de capa - A depressão afeta a vida de uma pessoa em vários aspectos

A depressão afeta a vida de uma pessoa em vários aspectos. O indivíduo passa a apresentar uma tristeza profunda, bem como desânimo para realizar qualquer atividade, baixa auto-estima e até mesmo falta de apetite. Muitas pessoas que sofrem com essa condição chegam a pensar em morrer.

A exemplo do locutor esportivo brasileiro Nilson César. Em 2000, há quase 25 anos, o principal narrador da Jovem Pan, teve uma depressão fortíssima e tentou acabar com a própria vida: “A depressão me pegou”, contou ele em entrevista ao canal do jornalista Cosme Rímoli e do R7 no YouTube.

  • “A depressão é uma doença que atinge a alma. É muito traiçoeira, perigosa. Quando você percebe, ela já o dominou. Por isso é preciso todo cuidado (…) Estou vivo para trabalhar e tentar ajudar as pessoas que sofrem como eu sofri”, disse o locutor que venceu a doença e hoje dá palestras sobre o tema.

Clique aqui e veja a entrevista na íntegra.

Entenda o cenário da depressão no mundo:

  • Os casos de depressão têm apresentado números expressivos no mundo todo. Atualmente, cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com a doença. O Brasil é o país com a maior prevalência na América Latina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão, o equivalente a 11,7 milhões de pessoas.
  • Um estudo epidemiológico do Ministério da Saúde revela que, nos próximos anos, até 15,5% da população brasileira pode sofrer de depressão pelo menos uma vez na vida. As mulheres aparecem na liderança na lista de mais suscetíveis a desenvolver a doença. A OMS estima ainda que a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo.

Conheça o trabalho do “Depressão tem Cura”:

Diante dessa realidade, é muito importante ajudar quem está sofrendo a enfrentar a depressão, bem como outras doenças mentais. Pois muitas pessoas acreditam que a morte é a solução para todos os seus problemas. Mas apenas em vida é possível se curar.

  • O projeto Depressão tem Cura (DTC) atua no Brasil e em vários países mostrando que é possível vencer a depressão. O DTC realiza atendimentos online e presenciais, que acontecem diariamente, além de ações para promover escuta e orientação aos que enfrentam problemas emocionais.
  • Apenas em 2023, o grupo beneficiou 3,1 milhões de pessoas, evitou 7.466 suicídios e realizou mais de 48 mil visitas. Ademais, uma série especial, em 5 episódios, chamada “Eu Venci a Depressão ”, está disponível no YouTube, com histórias impactantes de quem venceu a doença da alma.

Assista ao primeiro episódio abaixo:

Então, se você está passando por isso ou conhece alguém assim, procure ajuda. Converse agora mesmo com um agente do bem pelo WhatsApp: 11 3573 3662. Saiba mais sobre o DTC, acessando o site e o Instagram oficial.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock