A Bíblia caminha para a fase de os Dez Mandamentos e a saga de Moisés

A série, que faz um compilado de algumas produções bíblicas da Record TV, já foi assistida por quase 72 milhões de pessoas no País. Agora, ela retratará a trajetória do povo hebreu da escravidão no Egito à chegada à Terra Prometida

A série A Bíblia, exibida pela Record TV, conta atualmente a história de José (Juliano Laham), que foi invejado pelos irmãos e vendido como escravo, como mostrado na novela Gênesis. Ele era temente a Deus e mantinha sua comunhão com Ele, a ponto de receber o dom Divino de interpretar sonhos. José passou por grandes desafios, mas manteve-se íntegro e, por sua fidelidade a Deus, foi honrado por Ele, tornou-se governador nas terras do faraó e levou seu povo para viver em prosperidade.

Contudo, no livro de Gênesis, no capítulo 15, versículos 13 e 14, o Próprio Deus alerta Abraão de que sua descendência sofreria: “Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos, mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.”

Agora, seguindo o roteiro bíblico, a série entrará em breve na fase da superprodução Os Dez Mandamentos, exibida pela emissora em 2016, que mostra o cumprimento da Palavra de Deus a Abraão, quando um novo rei, o faraó Seti, subiu ao trono do Egito e, por não conhecer José, temeu que o povo hebreu se tornasse mais forte e numeroso. Por essa razão, ele dificultou a vida do povo de Israel impondo tributos elevados e fez com que todos servissem como escravos aos filhos do Egito.

Esse rei decretou ainda a morte de todos os bebês das hebreias que fossem do sexo masculino. Para desespero do povo escravizado, muitos deles foram jogados no rio Nilo. Um, no entanto, foi salvo por sua família, que o colocou em um cesto, lançou-o no rio e confiou que Deus o levaria para um lugar seguro. Essa criança era Moisés. A trama mostrará desde o nascimento dele até a chegada do povo de Israel à Terra Prometida, reexibindo cenas marcantes, como a fuga do Egito pelo mar Vermelho e o encontro com Deus no monte Sinai.

Os atores Guilherme Winter, no papel do protagonista Moisés; Sergio Marone, como o faraó Ramsés II; Camila Rodrigues, no papel da rainha Nefertari; Vera Zimmermann, como a princesa Henutmire formam o elenco principal.
Vale lembrar que Os Dez Mandamentos foi a primeira novela da emissora baseada em uma história bíblica. Com efeitos especiais e conteúdo edificante, a superprodução é uma adaptação dos livros Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

Sucesso de audiência
A Bíblia é um compacto dos principais acontecimentos bíblicos já exibidos nas produções Gênesis, Os Dez Mandamentos e A Terra Prometida, da Record TV. A série tem feito tanto sucesso que a emissora terminou 2021 na vice-liderança de audiência isolada em São Paulo, Rio de Janeiro e no Painel Nacional de Televisão (PNT), segundo dados da Kantar Ibope Media. Desde a sua estreia, em 23 de novembro, até 31 de dezembro de 2021, a série consolidou 8,2 pontos de média de audiência e 12,9% só em São Paulo.

No Rio de Janeiro, A Bíblia registrou 7,4 pontos de média de audiência, enquanto a emissora concorrente ficou em terceiro lugar, com 4,9 pontos. De acordo com dados projetados no Atlas de Cobertura da Record TV 2021, os 29 capítulos da atração, exibidos desde a estreia até o fim de dezembro, foram assistidos ao menos durante um minuto por mais de 71,8 milhões de telespectadores em todo o Brasil. A série ainda tem muito a mostrar. Não deixe de acompanhá-la, de segunda a sexta-feira, a partir das 21 horas, pela Record TV.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Munir Chatack