A bênção para a felicidade no amor

Mais de 16 mil casais se uniram em matrimônio no Altar da Universal no ano passado. Em 2023, a Celebração de Casamentos está marcada para junho. Saiba como participar

Muitas pessoas sonham com o dia em que encontrarão o grande amor de suas vidas e formarão uma família. A verdade é que não é bom que o ser humano esteja só, como afirmou o Próprio Deus em Gênesis 2.18, quando fez a mulher para que fosse uma auxiliadora idônea do homem.

Algumas pessoas pensam, erroneamente, que uma vida amorosa feliz é resultado de sorte, quando, na verdade, ela é uma construção, esteja a pessoa solteira, namorando, noiva ou casada, como defendem o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso. Em uma palestra recente, o casal afirmou que toda pessoa deve estar bem consigo mesma antes de entrar em um relacionamento amoroso. “O primeiro passo é reconhecer as suas dores emocionais e buscar tratamento para elas, pois Deus trabalha de dentro para fora. Quem se ama, respeita, valoriza e não cobra amor, respeito e admiração dos outros. Mas a falta dessa autovalorização faz com que as pessoas se sujeitem e aceitem muitas coisas que as desvalorizam, humilham e ofendem”, disse Cristiane.

Já o Bispo Renato falou que, além do amor-próprio, o casal que deseja viver um casamento feliz precisa ter o Espírito Santo. “Por que em muitos casamentos existem a prostituição, a mentira, a infidelidade, a pornografia e os vícios? Porque as pessoas não se contêm no relacionamento. Se você quer ter um casamento feliz e abençoado, você tem que ser cheio do Espírito Santo”, afirmou.

É com ensinamentos como esses que milhares de pessoas têm construído a realização amorosa, superado traumas do passado e tomado a importante decisão de selar o amor no Altar, quando reconhecem a importância da bênção do Autor do Amor.

Segundo o Setor de Casamentos da Universal, só em 2022, 16.121 casais se uniram no Altar da Universal em todo o Brasil. Entre eles estão o barbeiro Rafael Miranda Machado, de 20 anos, e a vendedora Thayná Ketlyn Santos Machado, (foto abaixo) de 19 anos.

Sem a bênção de Deus, eles chegaram ao divórcio
Apesar da pouca idade, eles contam que sofreram enquanto ficaram longe do Autor do Amor. Eles assumiram o namoro em 2019 e, já no início, as brigas entre eles eram constantes. Mesmo assim, em julho de 2020, eles se casaram no civil. Com a convivência, as brigas aumentaram. “Eu era viciado em drogas e ela sofria com depressão. Nós até íamos à Universal, mas só por ir, pois nos casamos sem priorizar a Deus e o Altar.

Por causa dos problemas gerados pelo vício e pela depressão, havia muitas desavenças em nosso relacionamento, até que não suportamos e nos divorciamos em janeiro de 2021”, recorda Rafael.

Depois da separação, ele conta que sofreu durante seis meses com o rumo que sua vida tinha tomado e, por isso, decidiu buscar ajuda na Universal e cuidar de si mesmo. Depois de certo tempo, ele se livrou do vício. “A Thayná percebeu essa mudança em mim e, como ainda tínhamos sentimento um pelo outro, voltamos a conversar. Ela também retornou às reuniões na Universal e se livrou da depressão. Nós reconhecemos que se não priorizássemos a Deus nossa união nunca daria certo”, diz Rafael.

O casal voltou a namorar e foi assiduamente às palestras da Terapia do Amor. “Fomos aprendendo como melhorar o relacionamento. A Terapia foi uma verdadeira escola. Já estávamos diferentes de antes, mas só depois que recebemos o Espírito Santo decidimos que estávamos prontos para nos casarmos”, diz Thayná.

Eles receberam a bênção matrimonial no dia 26 de maio de 2022, na Celebração de Casamentos no Templo de Salomão, em São Paulo. “No Altar, nossa vida e nosso casamento foram restituídos. Hoje temos paz, diálogo e gostamos da companhia um do outro. Enfrentamos problemas, mas agora temos a direção de Deus para resolvê-los”, conta Rafael. Thayná revela o que fez a diferença na união deles: “nosso casamento é abençoado por Deus com a bênção do Altar. Sem o Espírito Santo, nós fazíamos tudo errado e hoje Ele nos guia”, finaliza.

Celebração 2023
O casamento é a maior atitude de amor entre duas pessoas. Para quem está esperando a chance de se casar na Universal, a 13ª edição da Celebração de Casamentos será no dia 8 de junho.

As inscrições podem ser feitas no site casamento.universal.org.br até 23 de abril. Ao acessá-lo, basta clicar na opção “Inscreva-se para a próxima Celebração” e seguir o passo a passo. O casal deverá apresentar o comprovante de agendamento do casamento civil fornecido pelo cartório ou a cópia da certidão de casamento, caso já tenha se casado no civil. O envio da documentação dos noivos e das duas testemunhas também será feito pelo site. O prazo máximo para se casar no civil e enviar a certidão de casamento na última etapa é 26 de maio.

Depois de se inscrever e enviar os documentos, o casal deverá fazer o curso Casamento Blindado, que está disponível no site casamentoblindado.com. O prazo máximo para finalizá-lo é 10 de maio.

Para mais informações, acesse o site universal.org/casamento. Em São Paulo, o atendimento é feito pelo telefone (11) 2392-3573, pelo WhatsApp (11) 94136-7382 ou pelo e-mail setorcasamentos@universal.org.br.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: Demetrio Koch