A base

Leia a mensagem de hoje do livro “O Pão Nosso para 365 dias”

Imagem de capa - A base

“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas.” (Mateus 7.12)

Antes de pensar no que fulano deixou de fazer por você, pense no que você tem deixado de fazer pelos outros (o fulano, inclusive). Aqui, novamente, temos a base de todo o cristianismo: se você quer receber, você primeiro tem que dar. Esse é o resumo da Palavra de Deus.

Se quiser ser respeitado, você primeiro deve respeitar. Sendo respeitado ou não, sua obrigação é demonstrar respeito sempre. Se quiser ser bem tratado, deve tratar bem. Se quiser que sua esposa (ou seu marido) seja fiel, você deve ser fiel também. Se quiser que o governo não roube, você deve pagar seus impostos. Se quiser contar com Deus, deve ser alguém com quem Ele possa contar. É toma lá, dá cá.

Se colocar no lugar dos outros e fazer pelos outros (por Deus, inclusive) aquilo que gostaria que fizessem por você deve ser uma regra a ser aplicada não apenas hoje, mas em todos os dias da sua vida. Não ofender, pois você não gostaria de ser ofendido. Não julgar, pois você não gostaria de ser julgado. Não mentir, pois você não gostaria que mentissem para você. Não odiar, pois você não gostaria de ser odiado. Não roubar, pois você não gostaria de ser roubado.

Perceba que não há aqui um “porém”. Não se abre exceções, dizendo que se a pessoa merecer, você pode dizer isso ou aquilo, ou pode fazer isso ou aquilo. Não! Isso não diz respeito à outra pessoa. Isso diz respeito às atitudes que você toma para manter a sua fé em alta, manter sua comunicação com Deus e manter a sua salvação. É questão de inteligência.

(*) Fonte: livro “O Pão Nosso para 365 dias”, do Bispo Edir Macedo

imagem do author
Colaborador

Redação (*) / Foto: Thinkstock