85 milhões de empregados devem ser substituídos por robôs 

O dado é do Fórum Econômico Mundial. Saiba como driblar essa baixa nos empregos

Imagem de capa - 85 milhões de empregados devem ser substituídos por robôs 

Um estudo do Fórum Econômico Mundial apontou que 85 milhões de empregos serão destruídos em empresas de médio e grande porte, nos próximos cinco anos. Isso porque os robôs deverão substituir seres humanos.

A pandemia de COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem acelerado essa mudança. Saadia Zahidi, diretora administrativa do Fórum Econômico Mundial esclarece que “A COVID-19 acelerou a chegada do trabalho do futuro”. 

Pesquisas com aproximadamente 300 empresas globais mostraram que quatro a cada cinco executivos estão agilizando o processo para digitalizar o trabalho e adotar novas tecnologias.

Homens X Máquinas

Não é de hoje que os homens são substituídos por máquinas. Essa substituição acontece desde a Revolução industrial nos séculos XVIII e XIX. Àquela altura, a maioria da população europeia vivia no campo e produzia nele e o trabalho artesanal dominava o processo produtivo.

A Revolução Industrial teve início na Inglaterra, quando empresários, que desejavam lucrar mais, adotaram o uso das máquinas a vapor. 

Antes da Revolução industrial, os tecidos tinham de ser produzidos à mão. Este período, por exemplo, possibilitou que o desenvolvimento de máquinas para a indústria têxtil que permitiam a tecelagem em uma velocidade muito superior.

Além disso, o desenvolvimento das máquinas possibilitou o crescimento das ferrovias, o que encurtou distâncias e aumentou a quantidade e velocidade que as mercadorias eram transportadas. 

De lá para cá, já passamos por grandes e consideráveis mudanças na indústria em todo o mundo. Hoje, vivemos o que os especialistas chamam de “Quarta Revolução Industrial”, que é marcada pela automação e robôs que podem fazer trabalhos feitos por homens. 

“Nós estamos vivendo uma transformação radical no jeito como trabalhamos. Automação e máquinas pensantes já estão substituindo trabalhos e estão mudando as habilidades que as empresas estão procurando nas pessoas”, afirma Elisa Rosa, mestre em comunicação, em um artigo no site do Sebrae.

Por isso, em seu artigo, a especialista garante que aqueles que se adaptarem ao novo mercado, provavelmente, não serão afetados. “Então quem vai sobreviver? Os que mais se adaptarem a essa nova era”, diz. 

O estudo do Fórum confirma. Ele mostra que, apesar de o mercado perder mais de 80 milhões de vagas, que outros novas 97 milhões deverão surgir nos setores de tecnologia. 

Por isso, o levantamento conclui que esses empregados que deverão perder seus empregos nos próximos anos, devem aprender novas habilidades para ocupar outros cargos. 

imagem do author
Colaborador

Rafaela DIas / Getty Images