Rede aleluia
8 sinais de fraqueza espiritual
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 20 de outubro de 2020 - 22:57


8 sinais de fraqueza espiritual

Avalie se há algum – ou alguns – deles em sua vida e saiba como agir

8 sinais de fraqueza espiritual

A vida do cristão é uma batalha constante, tanto no campo físico como também, e principalmente, no espiritual. Manter-se forte espiritualmente, com a fé avivada, é a única maneira de permanecer vitorioso nessa batalha. E esse é o grande desafio.

Por isso, na Bíblia, o apóstolo Paulo deixa o alerta: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” 1 Coríntios 10.12

E ele também ensina o segredo para manter-se em pé: “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5.16

Andar em Espírito é andar sempre atento à voz de Deus, priorizar a comunhão com Ele e alimentar o espírito por meio da leitura da Palavra de Deus e da oração. Essas práticas são imprescindíveis para desenvolvermos a intimidade com Deus e, consequentemente, termos sensibilidade para ouvir e obedecer a Sua voz. Do contrário, seremos fracos espiritualmente e presas fáceis para a ação mal.

Conheça abaixo alguns dos sintomas que uma pessoa apresenta quando está fraca espiritualmente:

1 – Orgulho

Assim como a humildade é a principal característica do nascido de Deus, o orgulho é a principal característica dos nascidos da carne. Então, a primeira coisa que acontece quando uma pessoa está fraca espiritualmente é ela perder essa humildade. O orgulho começa a falar mais alto, a sobressair, e ela não consegue enxergar o quanto precisa de ajuda. Em vez disso, tem aquela falsa impressão de bem-estar; não reconhece sequer as próprias falhas. Em contrapartida, os seus olhos ficam aguçados para o erro dos outros.

2 – Egoísmo

Ela perde a sensibilidade para perceber a necessidade do outro, passando a se preocupar apenas com as próprias necessidades. Mesmo diante de alguém que está sofrendo, não se sensibiliza. Se antes ela tinha sede de evangelizar, agora, evita.

3 – Fé indefinida

A pessoa fraca espiritualmente é facilmente identificada pela sua inconstância na fé. Se antes ela tinha uma fé definida, agora um pequeno obstáculo já é suficiente para fazê-la duvidar e até desistir. Tornou-se uma pessoa facilmente influenciável.

4 – Não jejua e não ora mais como antes

Sua oração se torna fria, mecânica – isso quando ora. Jejuar então se torna algo muito difícil para ela. E passa a jejuar cada vez menos, e quando jejua acaba quebrando o jejum, porque não consegue mais ficar em Espírito. Quando participa de uma reunião, na hora de buscar a Deus, não consegue se concentrar e abre os olhos com frequência.

5 – Infidelidade nos dízimos e votos

Mesmo ainda sendo dizimista já não tem mais o mesmo temor e a preocupação de separar as primícias para Deus. Esquece com frequência e, quando lembra, já até utilizou parte do valor. Votos? Até faz, mas na maioria das vezes não cumpre.

6 – Medo / Dúvida

Já dissemos que a pessoa fraca espiritualmente tem uma fé indefinida, inconstante; ora crê, ora não crê. Sendo assim, é facilmente bombardeada pela dúvida e pelo medo, os pensamentos negativos ganham força, e ela se torna ainda mais vulnerável à ação do mal. Uma vítima em potencial das investidas do diabo.

7 – Desânimo para ler a Bíblia

Ela não tem mais interesse na leitura da Bíblia. Todas as vezes que abre a Bíblia para ler, o desânimo toma conta, se sente sonolenta e logo abandona a leitura, que se torna cada vez mais escassa.

8 – Maus olhos

Ela não tem mais a visão espiritual, tornou-se maliciosa. Passa a julgar tudo e todos. Não aceita a repreensão, em vez disso, quando é chamada à atenção, se faz de vítima, se sente injustiçada e se enche de ira. Não consegue ver mais o cuidado de Deus numa repreensão.

Faça agora uma autoanálise e, se identificar pelo menos um desses sinais na sua vida, é hora de parar, buscar o perdão de Deus e o avivamento espiritual:

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. ” Romanos 8.26

Participe, aos domingos, da reunião do Encontro com Deus, na Universal, e restabeleça a sua fé e a sua comunhão com Ele, para que o Espírito Santo possa lhe aperfeiçoar continuamente. Veja aqui os endereços.


8 sinais de fraqueza espiritual
  • Jeane Vidal / Foto: Getty Images 


reportar erro