8 dicas para ser um homem de valor

Veja se você está tendo as atitudes adequadas

Imagem de capa - 8 dicas para ser um homem de valor

Muitos homens reclamam de perda de espaço nos dias de hoje. O que eles não percebem é que a culpa disso pode ser deles mesmos, pois deixaram de lado algumas condutas que lhes agregam valor como homens de Deus ou ainda não as empregam.

Listamos a seguir algumas ações que podem contribuir para que todos saibam como um homem de verdade deve ser e agir. Não pense que não é preciso prática nem tampouco habilidade para realizá-las. É preciso executá-las diariamente, sempre que houver oportunidade e, dessa forma, ficar cada vez mais hábil.

Seja pontual
Deixar alguém esperando é, antes de tudo, falta de educação. Além de não cumprir o que foi combinado, você pode perder o cliente, o amigo e até a namorada. Portanto, chegue no horário certo aos seus compromissos. Isso fortalece e revela a sua integridade e mostra que você é confiável.

Avise previamente
Se você teve um imprevisto e percebe que não vai conseguir chegar a um compromisso que estava agendado, avise com o máximo de antecedência que não poderá comparecer. Avisar quanto a prazos também vale para quando você delega uma tarefa. Dê tempo hábil a quem vai executá-la para que se programe. Agindo assim você demonstra ao outro que valoriza o tempo dele.

Aja com gentileza
Alguns homens acreditam que ao agir com gentileza colocam em risco sua masculinidade. Isso é um erro. Eles perdem, na verdade, a oportunidade de aprimorar a relação com a esposa e com os filhos e melhorar a convivência no trabalho com os colegas. Ser gentil retornará a você de alguma forma, além de tornar evidente o respeito que você tem ao que os outros fazem por você.

Reconheça o esforço alheio
Quem não gosta de ter seu trabalho e esforço reconhecidos? Todos gostam, não é mesmo? Por isso, mostre a quem está próximo de você – seus filhos, sua esposa ou o colega de trabalho – que o empenho deles vale a pena. Isso faz com que eles se apliquem em dobro a suas atividades e cresçam cada vez mais.

Seja ético
Essa atitude vale para todos os ambientes que você frequenta. Um homem de valor sempre mantém uma postura correta, respeita as regras e cumpre seus deveres para que possa exercer seus direitos. Além disso, essa postura contribui tanto para o bem-estar individual como para o coletivo.

Diga não à fofoca
A fofoca é um mal que parece estar sempre presente. Sabe por que isso acontece? Porque as pessoas a propagam. Se não quer que falem de você, não fale dos outros. Se alguém vier fazer fofoca, não a repasse. Fique calado para que o fofoqueiro perceba o quanto está sendo infeliz em seu comentário. Lembre-se: homem fofoqueiro é ridículo.

Fale a verdade
Falar a verdade é sempre a atitude mais correta, apesar de nem sempre ser a mais fácil. Lembre-se que dizer a verdade ajuda a construir pontes e mentir cria abismos. Mais cedo ou mais tarde, a mentira será descoberta. Aí pode ser tarde ou até impossível consertar o estrago. É melhor falar a verdade e evitar futuras complicações.

Responda com educação
Ser educado é prioridade.Não importa com quem você esteja falando: o rico, o pobre, a criança, o homem, a mulher, os colegas ou seu chefe. Se você for educado, será tratado da mesma forma e, agindo assim, a vida de todos ficará muito melhor.

Pode ter certeza.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Gettyimages