7ª Caminhada do Amor reuniu milhares de pessoas no parque do Ibirapuera em São Paulo

Evento aconteceu em espaços públicos de cidades de todo o Brasil e de outros 88 países

Depois de um hiato de 2 anos sem a realização do evento, por conta da pandemia de Covid-19, a “Caminhada do Amor” (The Love Walk) chegou a sua 7ª edição neste sábado, 29 de outubro, em cidades de todo o Brasil e de outros 88 países, reunindo mais de 240 mil pessoas. O evento principal aconteceu em São Paulo, onde milhares de pessoas estiveram presentes no parque do Ibirapuera, na zona sul da capital.

Conduzido pelo casal de apresentadores Renato e Cristiane Cardoso, esta edição contou com palestra, apresentação da Banda Universos, a “Hora dos Solteiros” e gravação do programa “A Escola do Amor – The Love School” — que vai ao ar em breve na Record TV. Ao final, os casais saíram em caminhada pelo parque com o guia de perguntas preparado pela organização.

  • “Os casais são orientados previamente, recebem um guia de perguntas. Exatamente para que a conversa seja produtiva, e não venha acabar em brigas, em DRs, como quando costuma acontecer quando abordam assuntos delicados do relacionamento. Vai passando o tempo e o casal vai se desgastando e se distanciando. E, hoje, é exatamente o contrário, aqui acontece uma conversa inteligente que aproxima o casal”, disse Renato em entrevista para o programa “Fala Brasil”, ao vivo do parque do Ibirapuera.

A importância deste evento:

Problemas de comunicação são comumente apontados como a principal causa de divórcios entre os casais, à frente de outras adversidades enfrentadas, como a falta de amor, a ausência de intimidade, a inexistência de parceria e o despreparo ao casamento.

  • “Uma palavra mal colocada pode não só dar uma briga como acabar com um relacionamento. As palavras matam e também constroem. Então, você tem que saber usar a palavra, o tom da palavra, tudo isso faz parte da comunicação do casal. Infelizmente, às vezes, o casal deixa a relação crescer para um nível de hostilidade. Começam a agredir um ao outro ou ficar com uma frieza numa agressão passiva. Isso fere muito o casamento e, realmente, vai causando uma distância entre os dois”, ressaltou Renato.

Por isso, também, a “Caminhada do Amor” foi pensada especialmente para casais que desejam aprimorar e mudar o relacionamento. Este momento a dois, incentiva e proporciona um diálogo de qualidade sobre assuntos importantes que, normalmente, não são debatidos. E também serve para conhecer melhor a outra pessoa, como explicou Cristiane, em entrevista ao “Fala Brasil”:

  • “Porque a gente muda. Eu não sou mais a mesma pessoa que eu era ano passado. Se o Renato não me conhecer hoje a gente vai se distanciar. E isso é o que acontece com muitos casais que se amavam e, de repente, depois de um tempo, dizem ‘a gente não se conhece mais’, ‘somos como estranhos dentro da própria casa’. Por quê? Porque não continuaram a se conhecer. Pensam que o conhecimento é só para antes do casamento. E não, você tem que conhecer esta pessoa para o resto da vida.”

Como foi a “Caminhada do Amor” para os casais:

O analista de sistemas Clebson de Andrade Araújo, de 34 anos, e a jornalista Alice Anselmo, de 31 anos, participaram pela primeira vez do evento em 2018, quando ainda namoravam.

  • “Foi muito efetivo, pois, na época, conversamos sobre assuntos importantes sobre a vida a dois, finanças, filhos, projetos. E ajudou demais, pois as perguntas são fundamentadas em um conhecer melhor o outro.”.

Esta edição do evento foi a primeira do casal depois do casamento que aconteceu em 2020. Após a caminhada, ambos destacaram o que aprenderam e o que mais chamou atenção deles.

  • “Aprendi que a vida amorosa é uma área que devemos cuidar constantemente. E notei que agora estamos mais animados para resolver os problemas que foram identificados”, relatou Clebson.
  • “Achei muito bacana quando destacaram que o erro de muitos casais é querer que o outro seja uma cópia de si e isso acaba frustrando uma das partes. Fizemos a caminhada, falamos sobre planos futuros e fazer mais tempo um para o outro. As perguntas nos ajudaram a construir essa linha de conversa, tanto que já saímos de lá com várias anotações sobre o que vamos mudar em relação ao nosso casamento”, destacou Alice.

Por sua vez, o casal de obreiros Anderson Silva, de 40 anos, e Érika Silva, de 42 anos, contaram sobre como foi o evento para eles.

  • “Já participamos de uma edição da caminhada e foi muito especial. É importante tirarmos um tempo para família. Portanto, a expectativa era grande para essa edição. Aprendemos que o diálogo tem que fazer parte de qualquer casal, para assim os dois caminharem juntos na mesma fé. Vamos colocar em prática o que aprendemos e buscar sempre ter uma união para que o casamento seja sempre uma benção”, avaliaram.

Veja depoimento de solteiros que participaram:

A “Caminhada do Amor” também é uma grande oportunidade para os solteiros e as solteiras. O jovem João Vitor Melo, de 26 anos, participou pela segunda vez do evento.

  • “Participei pela primeira vez em 2019 e ainda tinha um receio de ir e ‘ficar de vela’. Mas depois vi que mesmo estando solteiro devo continuar investindo em mim. Hoje em dia, ninguém quer falar sobre vida amorosa ou falar sobre situações que envolvam duas pessoas. E no evento, a chance de conhecer histórias de pessoas que tiveram seus relacionamentos restaurados nos incentivam a continuar investindo ainda mais nessa área que tem sido descuidada por muitos”, disse.

Após o evento, ele completou:

  • “Hoje, foi um grande aprendizado sobre como não conhecer alguém apenas pela aparência. Porque o coração é enganoso e não devemos dar ouvidos a ele. Devemos usar a razão sempre e procurar características que venham acrescentar. A parte mais importante foi quando ouvi que devemos ter primeiramente um relacionamento com Deus. Pois, o diálogo é importante na vida de um casal, mas não haverá sucesso se antes não tivermos um diálogo com Deus.”

A obreira Priscila Alves dos Santos, de 30 anos, participou do evento, após dois anos de espera.

  • “Participei da última edição em 2019 e me recordo que foi um dia muito agradável, saí com muitos aprendizados. Nesta edição, a experiência foi muito boa e além das expectativas. Aprendemos que é importante criar amizades. Acredito que depois de hoje, isso me ajudará a ver dessa forma, que também é importante se deixar conhecer”, pontuou.

Vale destacar o pedido surpresa de noivado:

Durante o momento ‘Hora dos Solteiros’, um casal de namorados subiu ao palco para contar a história deles e como utilizaram o aplicativo “Quero Te Conhecer” — exclusivo para membros e obreiros da Universal que participam da Terapia do Amor. Nesse ínterim, Thiago de Freitas Silva, de 30 anos, pede Priscila Santos Braga, de 30 anos, em noivado.

Priscila contou que já tinha participado da “Caminhada do Amor” antes, quando ainda estava solteira. Mas esta foi a primeira edição da qual Thiago participou. Eles estão namorando há seis meses e já conversavam sobre dar um passo a mais no relacionamento. Entretanto, ela foi pega de surpresa com o pedido feito em público durante o evento.

  • “Foi uma sensação única, um momento de muita alegria, é muito bom poder estar vivendo esse momento. Depois, ele (Thiago) me contou que estava planejando isso já há um mês e contou com a ajuda dos amigos”, disse Priscila. Ela acrescentou: “Estávamos esperando muito por esse evento e poder participar juntos foi maravilhoso. Aprendemos que o diálogo é fundamental para um casal permanecer juntos, e todos devem ter esse momento de intimidade”.

Confira fotos da 7ª “Caminhada do Amor” em algumas localidades:

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Demetrio Koch e Cedidas