77% das jovens paulistas podem desenvolver distúrbios alimentares

O problema pode ter causas emocionais, psíquicas e até familiares

Imagem de capa - 77% das jovens paulistas podem desenvolver distúrbios alimentares

Os distúrbios alimentares têm crescido na vida das jovens moradoras do estado de São Paulo. De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, 77% das jovens podem desenvolver algum tipo de distúrbio alimentar. Alguns exemplos são anorexia, bulimia e compulsão alimentar. Entre as garotas abordadas pela pesquisa, 39% estavam acima do peso, 85% disseram acreditar que existe um padrão de beleza imposto pela sociedade, 46% afirmaram que mulheres magras são mais felizes e 55% adorariam simplesmente acordar magras.
Influências externas (como a mídia) são uma forte motivação para o surgimento destes problemas. Entretanto, segundo a psicóloga Ana Maria Canzonieri, as causas também têm outras raízes.
“Podem ser de origem metabólica, psicológicas ou estar relacionado com a forma inicial de aprendizagem da relação com a comida no meio familiar, erros alimentares, exigências com a imagem corporal. Tudo isso transforma o processo natural de nutrição e as formas de compensação por meio da comida”, explica.
A especialista acrescenta que entender que o problema enfrentado é um transtorno alimentar leva a pessoa a não buscar ajuda especializada. Isso pode afetar os diversos sistemas físicos e psíquico, causando desajustes sociais, relacionais e até profissionais.

História de vida

Foi o que aconteceu com Maria Eduarda Lucas (foto ao lado), moradora do Rio de Janeiro.  Após sofrer com o bullying e a depressão, ela desencadeou hábitos de anorexia e bulimia. “Eu vomitava a comida na tentativa de expelir a tristeza, a angústia, a solidão que havia dentro de mim, mas eu não conseguia. Vivia trancada no quarto, fazia dele o meu refúgio”, lembra.
Um dia, porém, Maria Eduarda encontrou ajuda e o apoio que tanto precisava para vencer o problema. Ela conheceu o projeto Help, um dos departamentos do grupo social Força Jovem Universal (FJU), e sua vida mudou.
“Me ajudaram a entender que o padrão de beleza é aquele em que eu sou feliz, não o que agrada as pessoas. Encontrei paz, amor próprio, minha cabeça mudou. Não precisei mais da aceitação das pessoas para me sentir bem e consegui parar com os distúrbios alimentares”, conta.
Recuperada destas doenças, hoje Maria Eduarda faz parte do grupo de conselheiros do projeto e ajuda pessoas com sua experiência.
Acesse a página oficial do grupo no Facebook e acesse o Instagram.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: iStock - Reprodução