6 sinais de que você está sendo um mau servo

Acompanhe o estudo do livro “Eis-me aqui, Senhor”, realizado na Reunião dos Discípulos do último sábado (22), e faça uma autoavaliação

Imagem de capa - 6 sinais de que você está sendo um mau servo

Na “Reunião dos Discípulos” do último sábado (22), o Bispo Júlio Freitas falou sobre seis sinais de que identificam um mau servo. O estudo é baseado no capítulo 2 do livro “Eis-me aqui Senhor”, no qual o Bispo Edir Macedo tendo como referência o Senhor Jesus, destaca o que caracteriza o servo obediente, ou seja, o bom servo.

Assim como o Senhor Jesus serviu ao Pai de forma espontânea e foi obediente até a morte, quem é verdadeiramente filho de Deus também é servo até o fim, não faz a Obra de Deus e a vontade de Deus por obrigação ou imposição, mas com prazer.

“Deus não espera que nenhum de nós O sirvamos temporariamente, pois o servo não tem data de validade, nosso serviço a Deus é por toda a eternidade, mas se inicia aqui na Terra quando assumimos a responsabilidade de servi-lO voluntariamente”, destaca o Bispo Júlio.

6 sinais do mau servo

Ele foi exemplo em tudo

Foi o que fez o Senhor Jesus quando aceitou levar a culpa de toda humanidade, mesmo não tendo nenhum pecado e se sujeitou a uma morte cruel designada para transgressores, quando não havia transgredido nenhuma lei. Mas Ele se submeteu a essa humilhação porque sua prioridade era fazer a vontade do Pai, nos dando assim a oportunidade de seguir o Seu exemplo.

“Ele abriu mão de Suas vontades. Ele não buscou reconhecimento de homens, nem das autoridades, nem dos discípulos, mas buscou a aprovação do Pai. O que Ele estava fazendo era para o Pai, Ele estava sendo a própria oferta, o próprio sacrifício”, explicou o Bispo Júlio.

O Bispo acrescenta ainda que é essa consciência de ser o próprio sacrifício que Deus espera encontrar em cada um de seus servos, independentemente de ter ou não uma posição na igreja. Pois, assim como o Senhor Jesus não esperou ser reconhecido pelos homens, mas buscou a aprovação do Pai, nós também não devemos buscar aprovação de homens, mas do Senhor a quem servimos.

A maior mensagem do Evangelho

Para a sociedade daquela época, a cruz era símbolo de humilhação, vergonha, mas para o Senhor Jesus ela representava um Altar. Foi de lá que Ele pregou a maior, a mais forte, mais profunda e libertadora mensagem do Evangelho: o sacrifício da própria vontade pela vontade de Deus.

“Ele se sujeitou a essas humilhações e sofrimentos para ser o servo que Deus precisava que Ele fosse, para que nós seguíssemos o seu exemplo, e não fugíssemos do sacrifício.  Muitos pregam, mas não têm unção na ministração, na oração, porque está faltando o sal, está faltando algo, e esse algo se chama sacrifício”, ressalta o Bispo Júlio.

Contudo, ele explica que o sacrifício só existe quando há comunhão com Deus e essa comunhão não inclui apenas oração, jejum e meditação. Inclui, sobretudo, a renúncia da nossa vontade. A exemplo do Senhor Jesus que mesmo tendo o direito de se opor à morte de cruz, não o fez. Porque o verdadeiro servo não escolhe, apenas obedece e nisto está a sua força, pois quando o servo obedece é protegido pelo Senhor.

A maior honra do servo

O Bispo Júlio afirma que a maior prova que servimos a Deus é consumarmos a missão que Ele nos confiou, sem reclamar, sem murmurar, sem desertar.  “Ainda que no momento você não entenda, não tenha nenhum prazer, ou não lhe traga nenhuma alegria. Que alegria, que prazer teve Jesus em ser vendido, traído, preso, julgado, condenado injustamente e morto? Mas Ele o fez porque sabia que, como servo, se Ele cumprisse a Sua missão o Pai cumpriria com a Dele. Por isso, hoje nós podemos ser perdoados, libertos e salvos. Porque Jesus provou que honrava o Pai. Essa é a maior honra do servo, agradar ao seu Senhor. E quando a gente agrada a Deus a nossa consciência fica em paz, nada nos acusa”, diz.

Então, com base nesse estudo, o Bispo Júlio destacou 6 sinais que caracterizam o mau servo. Acompanhe:

1º sinal – Não quer sacrificar a própria vida pela vontade de Deus – Ou seja, quer impor a sua vontade a Deus, em vez de se sujeitar à vontade dEle.

2º sinal – Não permanece no seu propósito de fazer a vontade do Pai (servir) quando é contrariado, abandonado ou injustiçado.

3º  sinal – Ele não tem disposição de renunciar de boa vontade os seus direitos e privilégios em favor de outros, e fazer isso sem esperar aplausos.

4º sinal – Vive para agradar a si, sua família ou a sua carreira. Pois tudo que faz visa promover a sua carreira.

5º sinal – Pensa que há um período da vida em que terá o direito de ser isento de servir.

6º sinal – A sua visão está nos benefícios que pode receber de Deus, da obra ou da igreja e não no que pode fazer e oferecer ao seu Senhor e Salvador.

Então, reflita e responda a si mesmo: qual tipo de servo você tem sido?

Para assistir essa e outras reuniões na íntegra acesse Univer vídeo.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Reprodução