6 sinais de que você é dependente espiritual: avalie-se

Imagem de capa - 6 sinais de que você é dependente espiritual: avalie-se

A pessoa que é dependente espiritual, como o próprio nome já diz, depende espiritualmente de algo ou de alguém e fica sempre em uma constante busca de coisas e pessoas para satisfazer o seu interior, que nunca se satisfaz. Essa dependência apresenta alguns sintomas: primeiro, a pessoa está sempre buscando algum alimento espiritual de terceiros. Por exemplo: o cristão de internet. Na internet, todo mundo é pregador, influenciador e quem é dependente está sempre procurando alguém para falar de Deus para ela. Ela não entende que pode e deve buscar o alimento diretamente da Palavra dEle.

Em segundo lugar, a pessoa é insegura espiritualmente, ou seja, tem medo da morte e não crê na própria fé e na própria oração. Por isso, já manifesta o terceiro sintoma, que é ter sempre um intercessor entre ela e Deus. Só que ela não pode se apoiar na fé de alguém, porque a Salvação é individual.

Outro sinal é o fato dela ser facilmente enganada por “gurus” espirituais, como um coach espiritual que está sempre na casa dela lhe dando consultas privadas, sendo seu guia e tentando ocupar o lugar do Espírito Santo. Mas, quando você faz do psicólogo, do terapeuta, do pastor, do obreiro ou de quem quer que seja o seu guia espiritual, é como se dissesse ao Espírito Santo: “o Senhor é bom, mas esse aqui é melhor”. Isso é traição espiritual e Deus fala em Sua Palavra que não dividirá a Sua glória com ninguém (Isaías 42.8).

Também há o sinal de não entender as coisas espirituais, justamente porque as terceiriza. Quando alguém é novo na fé, é importante que tenha bons mestres que o ensine, como o pastor. O pastor, porém, que é realmente um homem de Deus, nunca fará com que alguém seja dependente dele. Queremos que você seja independente e tenha o Espírito Santo para que Ele o guie e que você chegue em casa da Igreja e verifique na Bíblia se o que foi pregado é verdade. A fé não pode ser terceirizada, ela tem de ser direta, entre você e Deus.

O último sinal corresponde ao fato de você ser facilmente dependente também em outras áreas. Se você não tem segurança e independência espiritual, está mais propenso a fracassar financeira, profissional, afetivamente e em outras áreas porque a principal, que é a espinha dorsal da vida, ou seja, a espiritual, é fraca. Então, você tem que primeiramente resolver o problema espiritual.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty Images