Rede aleluia
6 sinais de que você é dependente espiritual: avalie-se
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 29 de Janeiro de 2023 - 00:05


6 sinais de que você é dependente espiritual: avalie-se

6 sinais de que você é dependente espiritual: avalie-se

A pessoa que é dependente espiritual, como o próprio nome já diz, depende espiritualmente de algo ou de alguém e fica sempre em uma constante busca de coisas e pessoas para satisfazer o seu interior, que nunca se satisfaz. Essa dependência apresenta alguns sintomas: primeiro, a pessoa está sempre buscando algum alimento espiritual de terceiros. Por exemplo: o cristão de internet. Na internet, todo mundo é pregador, influenciador e quem é dependente está sempre procurando alguém para falar de Deus para ela. Ela não entende que pode e deve buscar o alimento diretamente da Palavra dEle.

Em segundo lugar, a pessoa é insegura espiritualmente, ou seja, tem medo da morte e não crê na própria fé e na própria oração. Por isso, já manifesta o terceiro sintoma, que é ter sempre um intercessor entre ela e Deus. Só que ela não pode se apoiar na fé de alguém, porque a Salvação é individual.

Outro sinal é o fato dela ser facilmente enganada por “gurus” espirituais, como um coach espiritual que está sempre na casa dela lhe dando consultas privadas, sendo seu guia e tentando ocupar o lugar do Espírito Santo. Mas, quando você faz do psicólogo, do terapeuta, do pastor, do obreiro ou de quem quer que seja o seu guia espiritual, é como se dissesse ao Espírito Santo: “o Senhor é bom, mas esse aqui é melhor”. Isso é traição espiritual e Deus fala em Sua Palavra que não dividirá a Sua glória com ninguém (Isaías 42.8).

Também há o sinal de não entender as coisas espirituais, justamente porque as terceiriza. Quando alguém é novo na fé, é importante que tenha bons mestres que o ensine, como o pastor. O pastor, porém, que é realmente um homem de Deus, nunca fará com que alguém seja dependente dele. Queremos que você seja independente e tenha o Espírito Santo para que Ele o guie e que você chegue em casa da Igreja e verifique na Bíblia se o que foi pregado é verdade. A fé não pode ser terceirizada, ela tem de ser direta, entre você e Deus.

O último sinal corresponde ao fato de você ser facilmente dependente também em outras áreas. Se você não tem segurança e independência espiritual, está mais propenso a fracassar financeira, profissional, afetivamente e em outras áreas porque a principal, que é a espinha dorsal da vida, ou seja, a espiritual, é fraca. Então, você tem que primeiramente resolver o problema espiritual.


6 sinais de que você é dependente espiritual: avalie-se
  • Bispo Renato Cardoso / Foto: Getty Images 


reportar erro