52 decisões certas de Neemias – 46ª semana

Deixe Deus lhe guiar

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 46ª semana

E pão dos céus lhes deste na sua fome, e água da penha lhes produziste na sua sede; e lhes disseste que entrassem para possuírem a terra pela qual alçaste a tua mão, que lhes havias de dar. Neemias 9:15

Para o Bispo Júlio Freitas, o capítulo 9 do livro de Neemias é uma oração extraordinária, pois nos ensina como apresentar a Deus nossas frustrações, alegrias, necessidades, planos e tudo que envolve a nossa vida.

Segundo o Bispo, Deus atende as nossas necessidades para que possamos honrá-lO e, desta forma, Ele possa cumprir Suas promessas, especialmente a mais importante de todas, que é a Vida Eterna.

Por isso, a importância do batismo com o Espírito Santo. Pois, por meio dEle, herdamos a Terra Prometida. “E a Terra Prometida do verdadeiro cristão não está aqui no planeta Terra, mas ela nos aguarda no céu, que é a vida eterna”, destaca o Bispo Júlio.

Seja grato a Deus

Porém eles e nossos pais se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos. E recusaram ouvir-te, e não se lembraram das tuas maravilhas, que lhes fizeste, e endureceram a sua cerviz e, na sua rebelião, levantaram um capitão, a fim de voltarem para a sua servidão; porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso, tardio em irar-te, e grande em beneficência, tu não os desamparaste. Neemias 9:16,17

Contudo, mesmo o povo tendo se rebelado, Deus usou de misericórdia para com eles. Obviamente, sofreram as consequências dessa rebelião, pois rebelar-se contra uma autoridade de Deus é como rebelar-se contra o próprio Deus.

Mas, “apesar dos nossos erros, das nossas escolhas erradas, Deus não nos desampara.  Então, seja grato a Ele. Atribua a Deus o cuidado, a provisão, o amparo dEle. Inclusive, se você errou e está arrependido não fique se condenando. Amadureça! Não volte mais a praticar tal pecado, não abuse da beneficência do nosso Deus”, aconselha o Bispo.

Deus não lhe desampara

Ainda mesmo quando eles fizeram para si um bezerro de fundição, e disseram: Este é o teu Deus, que te tirou do Egito; e cometeram grandes blasfêmias; Todavia tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes iluminar; e isto pelo caminho por onde haviam de ir. Neemias 9:18,19

“Apesar desses pecados grotescos Deus foi misericordioso. Deus não Se apartou deles, assim como não tem Se apartado de você”, observa o Bispo.

Ele destaca que Deus não apartou a Sua nuvem durante o dia e nem a coluna de fogo durante a noite, porque queria guiá-los. “Deus quer guiar você! Hoje essa coluna de fogo é a Palavra de Deus. Essa nuvem são os testemunhos de pessoas que enfrentaram problemas semelhantes aos seus, decepções, mesmo dentro da igreja, no universo cristão, mas não se corromperam, não se desviaram, não voltaram para o Egito. Porque reconheceram que mais importante é a comunhão com Deus, é a Salvação”.

E deste o Teu bom Espírito, para os ensinar; e o Teu maná não retiraste da sua boca; e água lhes deste na sua sede. Neemias 9:20

Priorize o Espírito Santo

Veja, que o Espírito de Deus usa a fé inteligente.  Ele nos ensina. E “ensinar” envolve a razão, não a emoção.

O Bispo Júlio esclarece que o maná representa a Palavra de Deus, a água o Espírito Santo. Portanto, priorize o Espírito Santo, honre a Deus, para que, assim, Ele possa lhe dar o galardão.

“A palavra galardão significa recompensa e só era usada quando o servo fazia algo que fugia do normal, algo que exigia dele um extremo esforço, uma extrema confiança, uma extrema dedicação, extrema devoção. O galardão de Deus é o Espírito Santo e Ele só é dado para quem faz esse extremo esforço, para quem vai além do normal. Por isso vale a pena todo sacrifício pelo batismo com o Espírito Santo, vale a pena todo sacrifício para mantê-lO em nós”, enfatiza o Bispo.

De tal modo os sustentaste quarenta anos no deserto; nada lhes faltou; as suas roupas não se envelheceram, e os seus pés não se incharam. Neemias 9:21

Ou seja, quando priorizamos a vontade de Deus, o Espírito de Deus, quando priorizamos agradá-lO, Honrá-lO e servi-lO, nada nos falta. “Então, tome essa decisão de priorizar o Espírito Santo, porque Ele é Quem nos sustenta”, finaliza.

Acompanhe na íntegra o vídeo da 46ª semana:

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images