52 decisões certas de Neemias – 40ª semana

Sua responsabilidade de proteger a casa

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 40ª semana

“Sucedeu que, depois que o muro foi edificado, eu levantei as portas; e foram estabelecidos os porteiros, os cantores e os levitas.”  Neemias 7:1

Conforme explicou o Bispo Júlio Freitas, o início do 7° capítulo do livro de Neemias é um exemplo claro de que Deus exige ordem em tudo o que se refere a Ele.

“A nossa fé é uma fé inteligente, que deve seguir uma disciplina. Em que há normas. E quem não se sujeita a essas normas e disciplinas do Reino de Deus é porque está mal espiritualmente”.

Como se sabe, “Nós só podemos dar o que temos. Nós só podemos ajudar aos outros se nós formos capazes de ajudar a nós mesmos primeiramente”. Assim, “quem está mal espiritualmente não pode liderar ou cuidar de outros.”

“Eu nomeei a Hanani, meu irmão, e a Hananias, líder da fortaleza, sobre Jerusalém; porque ele era homem fiel e temente a Deus, mais do que muitos.” Neemias 7:2

Se quem está mal espiritualmente não pode ser líder, a liderança deve ser depositada sobre aqueles que seguem a disciplina de Deus.

“Quem tem que assumir posições de liderança são os homens tementes a Deus”, explica o Bispo.

Conforme ele ressalta, “quando o ímpio governa, o povo padece, o povo sofre. Mas quando nós temos pessoas fiéis, como diz a Bíblia, tementes a Deus, aí o povo prospera, o povo se alegra. E nós devemos orar pelas pessoas que estão em uma posição de autoridade, para que Deus pese na consciência deles, para que Deus venha fazê-los ver os seus erros e corrigi-los”.

A responsabilidade de cada um

E disse-lhes: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça, e enquanto os que assistirem ali permanecerem, fechem as portas, e vós trancai-as; e ponham-se guardas dos moradores de Jerusalém, cada um na sua guarda, e cada um diante da sua casa.” Neemias 7:3

Esse versículo demonstra que cada pessoa tem a responsabilidade de ser o protetor de sua própria casa.

“Além dos guardas que ele havia designado para proteger Jerusalém, ele deixou claro que todo pai de família tinha que se colocar como um guarda. Trazendo para os nossos dias: você tem que se colocar na porta de sua casa e dizer: na minha casa não vai entrar corrupção, não vai entrar vício, não vai entrar promiscuidade, não vai entrar violência, não vai entrar idolatria. Na minha casa não vão entrar esses ensinamentos antibíblicos de partidos”, explica o Bispo.

“E era a cidade larga de espaço, e grande, porém pouco povo havia dentro dela; e ainda as casas não estavam edificadas”. Neemias 7:4

Jerusalém era uma cidade em construção. Evidentemente, ainda havia muito a se fazer. Entretanto, tudo estava sob o controle de Deus, como ressalta o Bispo:

“Não havia afobação, não havia medo. Mas havia sim precaução, disciplina e instrução. Porque onde está o Espírito de Deus há instrução, há disciplina, há direção. Não divisão. E é isso o que Neemias deixa claro”.

Assista ao ensinamento completo do Bispo Júlio Freitas no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images