52 decisões certas de Neemias – 38ª semana

Não ceda às pressões, seja um exemplo

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 38ª semana

“E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te. Neemias 6:10

Aparentemente Semaías estava tentando proteger Neemias que, supostamente, estava correndo risco de morte. Contudo, essa não era a real intenção desse homem. O que ele pretendia na verdade era armar uma emboscada para Neemias. Conforme veremos nos próximos versículos.

“Tem gente que não tem disposição para buscar a Deus, mas tem disposição para querer te matar com palavras; não tem disposição para falar das coisas de Deus, mas tem disposição para falar palavras de derrota; não tem disposição para sacrificar, mas tem disposição para criticar quem sacrifica. Então cuidado com as críticas, cuidado as sugestões”, alerta o Bispo Júlio Freitas.

Neemias praticava a fé inteligente

Entretanto a reação de Neemias não foi a que ele esperava:

“Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei. ” Neemias 6: 11

Para o Bispo Júlio, com estas palavras Neemias mostrou que dentro dele havia temor, disciplina e, portanto, se sujeitava as ordens de Deus. Ele tinha consciência de que se violasse um mandamento de Deus – uma vez que somente o sacerdote podia entrar no Templo -, perderia completamente a credibilidade diante do povo e não seria mais um exemplo de líder.

“Essa é a fé que nós aprendemos na Igreja Universal, a fé bíblica, a fé inteligente. Se Neemias fizesse isso certamente morreria. É isso que você precisa entender nessa 38ª semana. Não se deixe corromper pelos maus exemplos, pelas sugestões ou ameaças”, aconselha.

Cuidado com as sugestões do diabo

“E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram. ” Neemias 6:12

Semaías havia entrado em acordo com Tobias e Sambalate, que o subornaram, para que usasse o nome de Deus a fim de convencer Neemias  a se esconder no Templo e, assim, desobedecer a ordem de Deus. O resultado disso seria, primeiro, sua morte espiritual, depois, a física.

Portanto, “cuidado com as sugestões de pessoas que estão dentro da igreja, mas estão corrompidas, cheias de malícia. Pessoas desiquilibradas que aceitam serem subornadas, aceitam as ofertas dos incrédulos. Elas têm a mesma linha de pensamento. Não são humildes para reconhecer que precisam mudar”, destaca o Bispo.

Deus permite determinadas situações para nos provar

O bispo destaca ainda que assim como Neemias percebeu que Semaías não havia sido enviado por Deus, nós percebemos quando uma sugestão, uma orientação não vem de Deus.

“Você e eu percebemos quando uma situação não está sendo criada por Deus, mas Ele permite para que a gente prove se somos servos dEle ou de nós mesmos. Ou dos outros! Neemias provou que era servo do Altíssimo”, observa.

“Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem. ” Neemias 6:13

O objetivo do mal

O diabo trabalha com o objetivo de nos atemorizar para que pequemos diante de Deus. E para isso usa pessoas corrompidas, caídas – seja no trabalho, familiares e até mesmo de dentro da igreja – para fazer suas ofertas.

“Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me. ” Neemias 6:14

Então, cuidado: “Qualquer pessoa que suscite o medo, a dúvida, a malicia, os maus olhos, a rebelião, a autossuficiência, essas pessoas não são de Deus”, alerta o bispo Júlio.

Acompanhe o vídeo da 38ª semana, na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images