52 decisões certas de Neemias – 31ª semana

Deus peleja por nós, quando nos aliamos ao Seu Espírito. Entenda

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 31ª semana

“E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.” Neemias 4:18

Neste versículo, o Bispo Júlio Freitas destaca 3 pontos:

Primeiro ponto: Os edificadores traziam sua espada cingida aos lombos

Isto significa que as pessoas que, realmente, edificam são aquelas que trazem sua espada cingida. A espada representa a fé em alta, a fé viva, inteligente.

Então, considerando que a fé sem obras é morta, não adianta ter uma espada e não ter coragem de desembainhá-la e empunhá-la. Assim, também, acontece em relação à fé. Temos que estar sempre prontos para usá-la.

“Quando vêm pensamentos e sentimentos negativos, quando sofremos decepções ou problemas, não temos que murmurar, blasfemar, duvidar, culpar a Deus ou buscar um bode expiatório para culpar. Temos que desembainhar essa espada que está ao nosso alcance: a fé. Ela está ao alcance de todos, mas cabe a cada um usar a sua”, ensina o Bispo Júlio.

Segundo ponto:  Eles edificavam

Quem usa a fé inteligente antes de falar, de tomar qualquer decisão, ela pesa, analisa, ela se pergunta e, nisso, ela edifica, não destrói.

Terceiro ponto: O que tocava a trombeta estava junto dele

O Bispo Júlio explica que  a trombeta representa o Espírito Santo. Portanto, nós temos que ficar perto de quem é cheio do Espírito de Deus. “Você tem que se aliar com pessoas que toquem a trombeta, ou seja, pessoas que valorizam a Salvação”, destaca.

Leia também:

52 Decisões certas de Neemias – 30ª semana

Mantenha-se em Espírito

“E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.” Neemias 4:19

Segundo o Bispo Júlio, nos dias de hoje,  na prática, isso significa que, embora não estejamos todos os dias na igreja, onde estivermos, temos que permanecer ligados à Obra de Deus. Ou seja, ligados à Sua Palavra. Por meio da meditação, ouvindo mensagens de fé e nos mantendo no Espírito. “Ainda que longe fisicamente, mas, no Espírito, você se mantém no altar”, afirma.

No lugar onde ouvirdes o som da trombeta, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.” Neemias 4:20

Alie-se àqueles que são dirigidos pelo Espírito Santo

O que isso quer dizer? De acordo com o Bispo Júlio, sempre que o Espírito Santo dá uma inspiração para a liderança e ela tocar a trombeta, cabe, a cada um de nós, juntar-se a ela.  Ou seja, seguir a direção, unirmos fé, força, jejum e lutarmos contra nossos inimigos. E combater tudo o que tenta nos destruir e destruir a Obra de Deus.

“Enfim, devemos nos aliar com quem o Espírito Santo está inspirando e dirigindo. E dos demais, devemos nos apartar, evitar. Fazendo assim, Deus pelejará por nós”, orienta o Bispo Júlio.

Acompanhe o vídeo da 31ª semana na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images