41 anos da Universal: Grupo que atua na evangelização de menores reclusos expande seu trabalho pelo País

Conheça aqueles que acreditam na mudança desses jovens

Imagem de capa - 41 anos da Universal: Grupo que atua na evangelização de menores reclusos expande seu trabalho pelo País

Muitos cidadãos acham que parte da solução da violência no Brasil é ter todo criminoso preso, amontoando-os em celas. A situação do sistema carcerário já mostra que só isso não resolve o problema. No caso de jovens infratores, ser privado da liberdade e cumprir medidas socioeducativas também não é suficiente para que eles saiam da vida do crime. De acordo com a Fundação Casa, 21,93% dos internos são reincidentes, praticamente o dobro da taxa de 2010.

Neste cenário, aparentemente sem esperança, a Universal Socioeducativo (USE) aparece para trazer o algo a mais capaz de arrancá-los da criminalidade: a Palavra de Deus. Durante 25 anos, o programa foi desenvolvido no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas ao longo dos anos, expandiu-se para todos os Estados brasileiros e Distrito Federal.

Neste aniversário de 41 anos da Universal o grupo também tem muitas vitórias para comemorar. “De 1 ano para cá batizamos mais de 9 mil jovens, e já contamos com mais de 2 mil adolescentes ressocializados, com vários deles já trabalhando. Com todas as ações realizadas, 23 mil menores e suas famílias foram beneficiados e o número de 3 mil voluntários subiu para 4 mil”, informa o Pastor Ulisses Gomes Teixeira, líder do projeto no Brasil.

A evangelização acontece diariamente em centenas de unidades e além do auxílio espiritual, doações, campeonatos esportivos e eventos que reúnem os adolescentes e suas famílias também são oferecidos diversos cursos, como cabelereiro, design de sobrancelha, design gráfico, entre outros. “Também atendemos as famílias com assistência jurídica e espiritual. Quando um adolescente sai da Fundação Casa, a primeira coisa que a família faz é nos procurar”, acrescenta o Pastor.

Para os próximos meses, adianta o Pastor Ulisses, a meta é a expansão do projeto para outros países. “Em alguns ele já existe, mas queremos mais: reduzir a criminalidade, trazer a verdadeira paz para eles e os familiares e dar um futuro promissor a esses jovens”, enfatiza.

Você pode assistir, diariamente, às 18 horas, o programa do grupo que vai ao ar pela página oficial no Facebook. Lá você também pode acompanhar as novidades e ações realizadas pelo Brasil.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Cedidas