4 tipos de sementes que definem os homens

Tema foi abordado durante o "Encontrão para homens inteligentes", do dia 30 de julho

Imagem de capa - 4 tipos de sementes que definem os homens

Durante o “Encontrão para homens inteligentes”, que ocorreu no dia 30 de julho, no Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso relembrou a “Parábola da Semente”, descrita no capítulo 13 do livro bíblico de Mateus, e observou que essa passagem explica as diferenças entre as maneiras com que um homem pode se posicionar diante da Palavra de Deus.

Por que isso é importante:

Por meio dessa história, o Senhor Jesus nos ensina que a semente é a Palavra de Deus para a nossa vida e nós somos um tipo de solo, que absorve essa semente. Entretanto, o resultado desse plantio vai depender da qualidade do solo. É por isso que algumas pessoas passam anos conhecendo a Bíblia, mas nunca mudam. Porém, há aquelas que se desenvolvem e se tornam frutíferas espiritualmente.

Os 4 tipos de sementes:

  • A semente que caiu ao longo do caminho e as aves comeram: “Representa o diabo que rouba a Palavra de Deus antes de ela cair no coração do homem. Como isso acontece? Por exemplo, isso acontece agora. A Palavra de Deus está sendo pregada, a semente está sendo semeada e só 1/4 dos ouvintes vão tirar proveito dessas sementes. Ou seja, a cada 4 homens que estão aqui, um só vai aproveitar a Palavra. Os outros 3 não vão aproveitá-la. Ela não vai dar fruto neles. E um desses 3 é aquele que o diabo, antes da Palavra cair no coração e dar fruto, rouba a Palavra, a semente, da mente da pessoa através de distrações, de preguiça de procurar entender a Palavra. Você já deve ter visto isso: o Pastor está fazendo a reunião e, de repente, a pessoa senta e dorme”, avaliou o Bispo Renato. Desse modo, este tipo de pessoa não se interessa pelos ensinamentos bíblicos. Ela participa dos encontros da igreja mais como uma tradição, porque ela não se esforça em colocar em prática o que ouve ou lê sobre as Escrituras.
  • A semente que caiu entre pedras e não criou raiz: “O solo com pedras não tem muito espaço para a raiz se expandir. Esta pessoa demonstra entusiasmo, uma aparente empolgação para colocar a Palavra em prática. Mas, com o passar do tempo, essa empolgação pela Palavra vai desaparecendo, ela vai desanimando, porque outras coisas vão surgindo. Assim como este homem é rápido para reagir à Palavra de Deus, ele é rápido para reagir aos outros problemas da vida. E quando surgem perseguições por causa da Palavra, ele, rapidamente, a abandona. São pessoas emotivas, empolgadas. Pessoas que manifestam a fé do coração”, complementou o Bispo.
  • A semente que foi semeada entre espinhos: “O que são ‘os cuidados deste mundo’? É tudo o que chama atenção neste mundo. Você está tomando café, ouve o barulho do celular, já vem uma mensagem, você quer saber o que está acontecendo no seu celular. Aí, você tem uma conta para pagar e você fica preocupado. São os cuidados das coisas deste mundo (coisas necessárias e coisas desnecessárias). Há muitas coisas fúteis que este mundo apresenta para nós somente para tirar o nosso tempo, o nosso dinheiro, a nossa atenção. E tudo o que acontece ao nosso redor são como os espinhos que sufocaram aquela semente. Quando você enche a cabeça com outras preocupações, outros cuidados, qual é o tempo que sobra para você meditar no que Deus fala na Bíblia? Não sobra nada. Então, você raramente lê a Bíblia. Assim, a Palavra não encontra espaço, porque tudo a sufoca em você”, apontou. O Bispo acrescentou que o versículo 22 também fala da “sedução das riquezas”, que é o desejo que os homens têm de ganhar dinheiro acima de tudo, deixando até mesmo Deus e Seus valores morais de lado.
  • A semente que produz colheita: “A boa terra é o coração do ouvinte. A pessoa ouve e diz: ‘É verdade. Eu vou aceitar esse conselho de Deus. Eu vou fazer o que a Palavra está me pedindo’. Quando a pessoa recebe a Palavra de Deus e de bom grado, pensa, raciocina, muda, deixa a Palavra produzir fruto dentro dela, então, a Palavra de Deus entra na vida da pessoa e ela muda. O mau caráter passa a ser uma pessoa de confiança”, disse o Bispo. Ele também observou que a pessoa se torna produtiva e todos ao redor passam a comer os frutos dela.

Conclusão:

Você precisa decidir o que você vai fazer quando a semente de Deus for plantada em sua vida. Qual será a sua reação? Rejeitá-la ou deixá-la dar frutos? Se você deseja mudar de vida, você precisa se alimentar da Bíblia todos os dias. Pela manhã, assim que acordar, leia a Bíblia e medite no que está escrito (antes de ver o celular ou fazer qualquer outra coisa). Então, ao longo do dia, não deixe morrer a mensagem que você leu.

Projeto IntelliMen:

Este encontro é promovido pelo projeto IntelliMen, que tem como objetivo auxiliar os homens a se tornarem pessoas ainda melhores nas diversas áreas da vida. Acompanhe as novidades pelas redes sociais (InstagramFacebook e Twitter) e saiba mais. Além disso, este encontro e os anteriores podem ser conferidos na íntegra por meio da plataforma Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: iStock