3ª edição do ‘NutriAção’ beneficiará cerca de 38,9 mil idosos em todo o Brasil

Uma em cada cinco pessoas com mais de 65 anos tem diabetes, diz pesquisa

Imagem de capa - 3ª edição do ‘NutriAção’ beneficiará cerca de 38,9 mil idosos em todo o Brasil

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, acontecerá a 3ª edição do “NutriAção” — evento gratuito do programa social Calebe Universal, que promove saúde e bem-estar para a terceira idade —, em todo o Brasil e em mais 71 países. A iniciativa conta com o voluntariado de profissionais de diferentes áreas, que marcarão presença a fim de realizar palestras e orientações sobre temas como alimentação balanceada e prática de atividades físicas. Somente no país, 38,9 mil pessoas devem ser beneficiadas.

O movimento ocorrerá ao ar livre em praças e parques de 1,6 mil localidades brasileiras e contará com o apoio de 7,9 mil voluntários. Dentre esses, haverá diversos tipos de especialistas que realizarão apresentações temáticas e oferecerão aconselhamentos individuais, a exemplo de nutricionistas, gastrólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, massagistas e psicólogos. Em alguns locais, a depender da condição, serão distribuídos lanches saudáveis e garrafas de água.

Eleusa Gornattes, de 69 anos, participou da edição passada em Goiânia (GO) e afirma que gostou muito da ação. “Participei da caminhada, aferi minha pressão, fiz o teste glicêmico, saboreei sucos e frutas deliciosas, e também assisti a uma palestra da nutricionista que foi bastante esclarecedora, porque mostrou como podemos usufruir de bons alimentos e praticar exercícios físicos, para adquirirmos uma saúde completa”.

Em São Paulo, um dos principais eventos do programa social — mantido pela Igreja Universal do Reino de Deus — acontecerá na manhã deste sábado (24), no Parque Belém, localizado na zona leste da capital, com atividades que promoverão o envelhecimento saudável para  aproximadamente 250 pessoas.

Segundo o responsável pelo Calebe Universal, Valter Pereira, quando o “NutriAção” foi criado, ele surgiu com o objetivo de auxiliar na conscientização da importância de buscar viver com mais qualidade.

“Ao longo dos anos, observamos que essa iniciativa tem beneficiado milhares de cidadãos em todas as suas edições, tanto no Brasil quanto no exterior. Isso nos motiva a realizar um evento ainda mais sério e organizado, contando com a participação de profissionais da saúde, que fornecem orientações, e voluntários que se disponibilizam para ajudar na organização e condução da ação. Buscamos, também, transmitir a leveza e alegria que uma vida saudável proporciona”, avalia Valter.

“A prevenção é crucial na terceira idade”

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o sedentarismo pode aumentar em até 30% o risco de morte entre os idosos, e intensifica a probabilidade de desenvolverem doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e osteoporose. Além disso, uma pesquisa divulgada pela revista científica The Lancet revelou que uma a cada cinco pessoas, com mais de 65 anos, tem diabetes.

A nutricionista e voluntária, Maíra Ludovico, explica que alguns problemas na alimentação bastante comuns na terceira idade incluem desnutrição, deficiências nutricionais, perda muscular, baixa ingestão hídrica e consequências específicas.

Ela ainda orienta que “uma dieta rica em fibras, uso de probióticos de forma individualizada e com acompanhamento profissional, hidratação adequada, atividade física e manejo do estresse fazem parte da estratégia em busca de qualidade de vida. A prevenção é crucial na terceira idade”.

Agenda: “NutriAção” em SP

Data: 24/2

Horário: 9h
Local: Parque Belém – Av. Celso Garcia, 2230, Belém – SP

No exterior, o evento acontecerá nos seguintes países:

África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Benin, Botswana, Burkina Faso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Chile, Colômbia, Congo Kinshasa, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Eswatini, Filipinas, França, Gabão,

Gâmbia, Gana, Guadalupe, Guam, Guatemala, Guiana, Guiné-Bissau, Haiti, Honduras, Ilhas Maurício, Índia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Jamaica, Japão, Lesoto, Madagascar, Malawi, México,

Moçambique, Namíbia, Nicarágua, Nigéria, Nova Zelândia, Panamá, Papua-Nova Guiné, Paraguai, Peru, Quênia, República Centro-Africana, República Dominicana, Romênia, Ruanda,

Santa Lúcia, Senegal, Sudão do Sul, Suíça, Suriname, Tanzânia, Togo, Uganda, Uruguai, Venezuela, Zâmbia, Zimbábue.

imagem do author
Colaborador

Unicom / Foto: cedida