3 perguntas que você precisa fazer para si mesmo

Siga essas orientações do Bispo Renato Cardoso e você verá o resultado. Entenda

Durante o programa Inteligência e Fé, exibido recentemente, o Bispo Renato Cardoso destacou 3 perguntas que você precisa fazer para si mesmo e que é propício para uma reflexão.

1ª pergunta: O que eu venho fazendo que está dando certo e o que eu vou fazer para manter isso?

Escreva tudo aquilo que você tem feito seja em qual for a área da vida e que tem trazido resultados positivos. Exemplos: Você estava com problemas de saúde, então começou a cuidar mais da sua alimentação, passou a praticar atividade física e sua saúde melhorou significativamente. Então continue fazendo isso. Porque o problema é que as pessoas tendem a relaxar quando algo na sua vida vai muito bem.

“Essa história de que em time que está ganhando não se mexe, na verdade, para ele continuar ganhando você tem que continuar treinando o time, avaliando, fazendo avanços, evoluções. Porque se você não mexer, os adversários vão ver como você joga e vão ter uma contra estratégia, então, você vai começar a perder. Então você tem que mexer no sentido de evoluir, continuar constantemente melhorando nessa área da sua vida, mas é importante o reconhecimento daquilo que está indo bem”, ressalta.

2ª pergunta: O que eu venho fazendo que NÃO está dando certo?

Avalie qual a área da sua vida que não está indo bem, que por mais que você tente, nada do que você faz traz resultado.  “Esta é um pouco mais difícil de encarar porque nem sempre a gente gosta de reconhecer, de admitir qual parte da nossa vida não está dando certo. Às vezes, a gente fica mais apegado ao que fazemos do que aos resultados do que fazemos. Às vezes, a gente quer estar certo, mas está sinceramente errado ”, observa o Bispo.

Inclusive, na Bíblia, no livro de Ageu, o próprio Deus orienta o povo a considerar os seus caminhos:

“Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos.” Ageu 1:5

Então, se seu casamento, sua empresa, não está dando certo, se sua vida espiritual está cada vez mais fria, você está a cada dia mais indiferente as coisas de Deus, cada vez mais carnal, então, seja humilde, seja honesto consigo mesmo e coloque tudo isso no papel.

3ª pergunta: O que eu vou fazer diferente sobre essas coisas?

Com base na resposta da pergunta anterior, então, agora você deve pensar no que vai fazer, quais estratégias vai adotar para mudar essa situação.  O que você vai mudar, deixar de fazer ou passar a fazer? Se você não sabe o que fazer, peça ajuda, pergunte a quem sabe, alguém confiável que já passou por isso e pode lhe ajudar. Mas, pergunte principalmente a Deus. “Busque a direção de Deus, porque Ele está aí para orientar, para responder.  Ele mesmo nos convida a buscar nEle conhecimento, sabedoria, as coisas ocultas. Vá, feche a porta do seu quarto, humilhe-se diante de Deus e fale com Ele. Se você pedir com fé e sinceridade Deus vai usar algo ou alguém para falar o que você tem de fazer”, ensina.

Por fim, o Bispo Renato, orienta a depois de concluir suas reflexões e ter definido o que vai fazer a respeito, seus planos, suas decisões, guarde esse papel e olhe para ele várias vezes ao dia para que você não esqueça as decisões que tomou. Pois, ainda que demore um pouco para você se habituar as novas atitudes, não desista, persista, e daqui um ano quando você olhar esse papel terá a alegria de ver o quanto valeu a pena tirar essa uma hora. “A oportunidade está diante de você, cabe a você deixar passar ou agarrar”, conclui.

Acompanhe a mensagem na íntegra:

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Fotos: Istock