24 de abril: Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Saiba de que maneira o Grupo Libras Universal promove essa importante inclusão

Imagem de capa - 24 de abril: Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

No dia 24 de abril, o País celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), instituído pela Lei 10.436/2002, que reconheceu oficialmente a Libras como meio legal de comunicação e expressão.

Qual a importância do dia:

Mais do que uma data simbólica, esse dia tão importante representa a luta por inclusão, visibilidade e, sobretudo, respeito aos direitos da comunidade surda no País.

Quem faz acontecer:

  • Entre os destaques deste cenário está o trabalho do Grupo Libras Universal, que tem atuado de forma voluntária em diversas regiões do Brasil.
  • Atualmente, mais de 1,7 mil voluntários integram o grupo, com 410 deles apenas no estado de São Paulo.
  • Vale ressaltar que, todos esses voluntários se dedicam a promover a inclusão, buscando a interação entre surdos e ouvintes durante ações sociais, culturais e religiosas.

Ao alcance de todos:

Em 2025, somente nos primeiros meses deste ano, o Grupo Libras Universal já alcançou cerca de 1,5 mil pessoas, entre surdos e ouvintes, com suas iniciativas.

Diga-se de passagem, um dos exemplos mais marcantes e especiais desse impacto vem do estado do Amazonas. Onde o surdo Wilson Pimentel teve sua vida transformada ao descobrir que a Igreja Universal local passou a contar com intérprete de Libras, desde janeiro deste ano.

Ao saber da novidade por meio das ações do grupo, Wilson passou a frequentar as reuniões e, com isso, tomou a decisão mais importante de sua vida: entregou sua vida ao Senhor Jesus.

Os desafios a serem superados:

Embora haja avanços, os desafios ainda são grandes. A falta de profissionais capacitados para interpretar a Língua Brasileira de Sinais limita o acesso da comunidade surda a diversos serviços básicos e compromete sua plena inclusão social.

Por isso, para mudar essa realidade, o Grupo Libras Universal acredita que é essencial conscientizar a sociedade sobre a importância da Libras, a fim de estimular a visibilidade das pessoas surdas e incentivar ouvintes a aprenderem a língua.

  • “O intérprete é o canal de ligação entre surdos e ouvintes. Mas o ouvinte não precisa necessariamente ser intérprete para se comunicar com um surdo; basta aprender Libras”, destaca Elizia Quadros, responsável pelo trabalho evangelístico do Grupo Libras Universal no País.

Uma reflexão:

Assim, neste dia 24 de abril, o Grupo Libras Universal reforça seu compromisso com a causa e convida toda a sociedade a refletir sobre o verdadeiro significado da data.

  • “Cada sinal ou expressão é uma ponte para a compreensão mútua. A comunicação é um direito fundamental de todas as pessoas”, finalizou Elizia.

Aprenda a Língua de Sinais:

Fique atento. Em breve, estará disponível o Curso de Libras Livre para evangelização na plataforma do Univer Ensino.

Leia também:

Grupo Libras Universal apresenta Teatro de Rua com o musical “Das Lágrimas à Esperança”

Jovens socioeducandos aprendem Libras em iniciativa inédita

Anote:

Para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e, em seguida, converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. A Universal destinará sua contribuição, posteriormente, às obras sociais realizadas em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) à página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: iStock e Cedidas pelo Grupo Libras Universal