20 de fevereiro: Dia Nacional do Combate às Drogas

Data conscientiza sobre o vício em drogas lícitas e ilícitas

Imagem de capa - 20 de fevereiro: Dia Nacional do Combate às Drogas

O dia 20 de fevereiro foi destacado como o Dia Nacional do Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A data serve como conscientização do grave problema que a população brasileira sofre com drogas lícitas e ilícitas.

De acordo com o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) mais recente, relativo ao ano de 2019, cerca de 4,9 milhões de pessoas consomem drogas ilícitas no País. Dessas, a mais utilizada é a maconha, seguida de perto pela cocaína.

Embora crack tenha menos consumidores (cerca de 1,4 milhão de pessoas), essa é a droga ilícita que causa problemas mais graves à sociedade brasileira, devido seu poder de destruição.

Outras drogas ilícitas de grande destaque e aquisição relativamente fácil são o LSD, os cigarros eletrônicos e os remédios controlados.

Percepção enganosa

O Brasil sofre com várias drogas ilícitas, mas a única considerada epidêmica atualmente (por ter seu número de vítimas crescendo incontrolavelmente) é uma droga legalizada: o álcool. Pelo menos dois milhões de brasileiros são alcoólatras atualmente.

O álcool não apenas é destrutivo por si só, como também é a porta de entrada para outras drogas, inclusive as ilegais.

Ademais, o álcool é responsável por mortes em brigas, no trânsito, por violência familiar e muitas outras mazelas da sociedade. Somente em 2019, mais de 4 milhões de brigas causadas pelo efeito do álcool foram registradas.

A Lenad demonstra que 44,5% dos brasileiros entendem que a droga mais ligada à morte é o crack, enquanto apenas 26,7% associam morte ao álcool. Mas Francisco Inácio Bastos, coordenador do levantamento e pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), esclarece que “os principais estudos sobre o tema, como a pesquisa de cargas de doenças da Organização Mundial de Saúde, não deixam dúvidas: o álcool é a substância mais associada, direta ou indiretamente, a danos à saúde que levam à morte”.

Isso não significa que o crack é inofensivo. Ao contrário: significa que o álcool pode ser ainda mais letal.

Liberte-se

Para auxiliar dependentes de todos os tipos de drogas, a Universal realiza o Tratamento Para a Cura do Vício. No tratamento, as pessoas atacam o vício tanto fisicamente quanto espiritualmente. Afinal, sendo o vício um problema espiritual, precisa ser tratado dessa maneira para que a libertação ocorra.

De acordo com o especialista Aldo Guimarães, que ministra esse encontro para a cura dos vícios, a reunião é eficaz porque “tem um momento no tratamento de extração da força do vício. É a extração da energia que faz a pessoa ter recaídas. É a extração de uma energia que coloca fissura, vontade, desejo. É a extração de uma energia que coloca ansiedade, compulsão, depressão, obsessão, ideia fixa em fazer uso. Sai isso e a pessoa fica livre”.

Se você precisa se libertar, busque ajuda imediatamente. Clique aqui e saiba onde e quando participar do Tratamento Para a Cura dos Vícios.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images