19 de novembro: Dia Internacional do Homem

Entenda o significado desta data

Imagem de capa - 19 de novembro: Dia Internacional do Homem

Embora não seja tão divulgado quanto ocorre com relação às mulheres, no calendário há um dia para se refletir sobre o papel da figura masculina na sociedade.

No mundo todo, ele é relembrado a cada 19 de novembro. Trata-se do Dia Internacional do Homem.

Qual é o significado deste evento?

A data foi estabelecida em Trinidad e Tobago, país próximo à Venezuela, em 1999, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

E o objetivo principal foi de conscientizar os homens a se preocuparem mais com a própria saúde. Além disso, a data também propõe uma reflexão sobre a igualdade entre os gêneros e a lembrança dos papéis positivos do homem na sociedade.

Infelizmente, a figura masculina tem sido diminuída e, por vezes, até ridicularizada na atualidade. Entretanto, é importante aproveitar a data para recordarmos que ela também tem o seu valor.

O homem no mundo contemporâneo

Primeiramente, é preciso compreender que ser homem não é uma questão apenas de biologia.

Em seu blog, o Bispo Renato Cardoso observa: “Em todas as culturas do mundo, ser homem é diferenciado de ser macho. O macho é simples resultado da natureza. Ele nasceu com um par de cromossomos diferentes dos da mulher. Já o homem não é fruto da natureza, mas, sim, um título que tem que ser ganho por mérito, prova, caráter, força e coragem”.

Essa definição nos faz pensar sobre outra questão: homem que é homem sabe identificar os pontos que precisa melhorar como ser humano e trabalha para que isso aconteça.

Infelizmente, muitos homens são relutantes em assumir os seus erros ou em falar de seus problemas pessoais. Alguns preferem até seguir em frente, sem resolver os reais obstáculos de suas vidas.

Entretanto, o pleno desenvolvimento enquanto ser humano passa pela capacidade de autoavaliação constante.

Há um momento da vida em que precisamos assumir as nossas responsabilidades e deixar para trás o pensamento infantil que nos impede de crescer.

Como o apóstolo Paulo nos ensina: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” 1 Coríntios 13:11

Então, em reflexão à esta data, assista, abaixo, o vídeo “O desafio de ser homem”:

Vença a si mesmo

Como o vídeo apontou, a maior realização de um homem de verdade é vencer a si mesmo.

Se você deseja se tornar um homem ainda melhor, participe do Projeto IntelliMen e das palestras exclusivas que ocorrem mensalmente no Templo de Salomão.

Acompanhe também as páginas oficiais do grupo no Facebook, Instagram e Twitter para conferir as novidades.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images