17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão

A doença atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo

Imagem de capa - 17 de maio: Dia Mundial da Hipertensão

A hipertensão ou pressão alta é um problema que afeta mais de 30% da população adulta em todo o mundo. Ou seja, mais de um bilhão de pessoas de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

No Brasil a realidade não muda muito, pois já atinge 35% da população, como divulga o HCor. A doença é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente doença coronariana e acidente vascular cerebral. Além disso, doença renal crônica, insuficiência cardíaca, arritmia e demência.

A genética contribui muito para o aparecimento deste mal, além de fatores ambientais e comportamentais (que podem ser evitados). Obesidade, sedentarismo, tabagismo, estresse e hábitos alimentares inadequados – como ingestão elevada de álcool, sal e gordura – estão no topo dos principais fatores de risco que favorecem o aumento da pressão arterial.

Prevenção e tratamento

A doença pode evoluir de forma silenciosa, mas tem alguns sinais que mostram que está na hora de procurar um médico: dor forte no peito, falta de ar intensa, perda de movimentos ou dificuldade para falar.

O tratamento consiste no uso de medicamentos específicos, receitados por um especialista. Mas o ideal é que a primeira medida de tratamento seja a mudança de hábitos, como:

  • controlar o peso;
  • reduzir a ingestão de sal e manter uma dieta saudável;
  • praticar exercícios físicos regularmente;
  • não fumar.
Templo do Espírito Santo

Por isso, é importante que o ser humano cuide de sua saúde e de seu corpo, afinal de contas, a Bíblia afirma:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”. 1 Coríntios 6.19:20

Durante uma edição da “A Palavra Amiga”, o Bispo Edir Macedo explicou que o corpo de todos os seres humanos – do passado, do presente e do futuro – já foram comprados por Deus. E o preço foi o sacrifício do Senhor Jesus.

Deus quer utilizar o corpo de cada pessoa para mostrar a Sua Graça. Mas, para que esse “negócio” seja concretizado, é preciso que cada um escolha entregar-se a Ele.

“A partir daí, quando a pessoa é comprada por Deus, na pessoa de Jesus, então Deus faz de seu corpo a Sua morada. Porque é a morada dEle”, afirmou o Bispo.

Desde então cabe a cada um cuidar desse templo do Espírito Santo. E como isso é feito? Respeitando o corpo e mantendo-o limpo e saudável.

Será que uma pessoa, sabendo o mal que uma vida desregrada pode causar, pode se entregar a ela e a Deus ao mesmo tempo? A resposta é “não”. Quem está em uma condição insalubre, deve buscar ajuda para melhorar sua saúde. E, assim, honrar o templo do Espírito Santo.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images