16ª Celebração dos Casamentos: no Templo de Salomão, mais de 200 casais selam união
Realizada no Brasil e também no exterior, a celebração reuniu mais de 15 mil casais; confira como foi em São Paulo com o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane
O dia 30 de abril de 2026 marcou a vida de mais de 15 mil casais que oficializaram sua união diante de Deus durante a 16ª Celebração dos Casamentos — um evento realizado em todo o Brasil e também no exterior, com destaque para o Templo de Salomão, em São Paulo, onde mais de 200 casais participaram da cerimônia.
Nesta edição, houve novidades, como a assinatura da ata no Memorial, no Jardim Bíblico.

A cerimônia contou com a entrada triunfal dos noivos no Santuário (veja um trecho do momento, clicando aqui), junto ao casal Renato e Cristiane Cardoso, apresentação do Coral do Templo de Salomão e da Banda Universos (fotos abaixo).



Casamento com propósito: o segredo para uma união duradoura
Logo na sequência, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane falaram aos casais.
Mais do que a formalização da união, a celebração trouxe uma mensagem profunda sobre o verdadeiro fundamento do casamento: a aliança com Deus. Destacou-se que não existe relacionamento sólido sem alinhamento espiritual e que toda reconciliação exige renúncia — ou seja, “morrer” para a própria vontade.

Assim como Deus já fez Sua parte ao oferecer o sacrifício, cabe a cada pessoa se entregar para que haja transformação e um relacionamento verdadeiro.

Outro ponto importante abordado foi o principal erro dentro do casamento: tentar mudar o outro sem reconhecer a própria necessidade de mudança. Muitos casais permanecem presos ao orgulho e às próprias razões, o que impede a reconciliação. A orientação foi clara: a transformação começa dentro de cada um.

Também houve um alerta sobre a mentalidade atual que valoriza o “eu” acima de tudo. A ideia de “eu sou assim” pode comprometer tanto a vida espiritual quanto o casamento, já que a vida a dois exige renúncia. Para que o “nós” exista, é necessário abrir mão de comportamentos prejudiciais.
A mudança, porém, não acontece automaticamente. Ela começa com uma decisão consciente de reconhecer falhas e buscar transformação, permitindo que Deus atue no relacionamento.

Antes da troca de votos, os noivos foram levados a refletir sobre a importância da aliança com Deus, simbolizada pela participação na Santa Ceia — uma decisão pessoal de entrega e compromisso.

Em seguida, ao irem ao Altar, foi reforçado que o casamento não se sustenta em emoções ou palavras, mas na fidelidade à palavra empenhada. É esse compromisso que sustenta a união diante dos desafios e torna o relacionamento duradouro.

Sem dúvida, foi uma noite de recomeços, em que o Espírito Santo esteve como o maior convidado e a testemunha da união de cada casal.
Eles reescreveram uma nova história:
Durante a celebração, Daniela e Denis (fotos abaixo) contaram como seu relacionamento que estava fadado à separação definitiva foi restaurado. “Nós brigávamos muito, até que uma hora eu não aguentei mais e decidi ir embora”, ele diz. Foi nesse momento que surgiu uma luz no fim do túnel.

“Uma amiga me deu o livro Casamento Blindado de presente e eu comecei a ler. Eu nem acreditava que algo poderia mudar, segui as orientações para ver o que acontecia”, ela confessa.

Com o tempo, as atitudes de Daniela mudaram. Apesar de ter percebido a diferença, Denis não dava o braço a torcer. “Eu não acreditava que aquele milagre podia acontecer. Para mim, uma hora a verdadeira Daniela apareceria”, admite.
Mas a verdade é que Daniela mudou mesmo.
Por fim, juntos, começaram a Terapia do Amor, restauraram o relacionamento e assumiram um compromisso no Altar, participando nesta noite de celebração (foto abaixo).

Após a cura, a felicidade:
Outro casal presente à Celebração era Maria Elineide e Welinton Gerena (foto abaixo) que, segundo conta, na Terapia do Amor alcançou a cura para seus corações machucados por traições.
Depois de curados e prontos para construir um relacionamento, ambos se conheceram pelo aplicativo Quero Te Conhecer, em maio de 2025.
“Hoje nós estamos completando 11 meses juntos e dentro da Terapia do Amor aprendemos, de fato e de verdade, como estar bem para receber outra pessoa em nossas vidas”, conta Welinton.
O curioso é que ambos frequentavam o Templo de Salomão, pertenciam ao mesmo grupo da EVG e não se conheciam. “Aí está a importância do aplicativo, pois, além disso há filtros, todo um cuidado com cada um. Por exemplo, antes de entrar no aplicativo eu passei por um atendimento com o pastor”, relata.
E para fechar com chave de ouro, nada melhor do que casar onde tudo começou. “É um momento único, um local abençoado por Deus e com todo o aparato. A igreja se preocupou com cada detalhe, decoração, preparação e, além de tudo, o principal, a bênção do Altar. É algo único, que vai ficar gravado para o resto das nossas vidas”, exclama.

A bênção do Altar após mais de 30 anos:
Já Luciene, de 53 anos, e Ronaldo Mignini, de 51 anos (foto abaixo), já eram casados há 31 anos no civil, mas decidiram dar um novo passo na vida conjugal e consagrar a união no Altar.
Essa escolha veio após entenderem a importância da bênção espiritual para a família. “É a busca pela paz espiritual e pela bênção para a família”, resumiu Luciene.
O casal destaca que a decisão foi construída com base nas orientações recebidas nas palestras e reuniões. Ronaldo, inicialmente resistente, aceitou participar e reconheceu a importância desse passo.
A cerimônia também teve um significado especial: o filho mais velho do casal, que foi testemunha no casamento civil ainda bebê, participou novamente como testemunha, agora adulto.
Ambos destacam que a Terapia do Amor contribuiu para mudanças importantes no comportamento e na forma de lidar com os desafios. Agora, com a união abençoada no Altar, a expectativa é de viver uma nova fase, com bençãos espirituais e familiares.

Após décadas juntos, casal testemunha transformação de vida no Altar
A costureira Ana Ribeiro Borges, de 69 anos, e o motorista Oswaldo Martins Borges, de 75 (foto abaixo), compartilharam uma trajetória marcada pela perseverança e pela fé. Juntos há 52 anos, sendo 38 anos de casamento, eles contaram que a decisão de viver em obediência à Palavra de Deus trouxe um novo sentido à união.
“Não conhecíamos a Palavra e, assim que conhecemos, estabelecemos esse propósito de fazer a consagração aqui. Foi difícil, mas chegamos”, relatou Ana.
“Hoje é uma renovação. Para mim é muito importante colocar tudo diante de Deus e obedecer. Agora, estou aqui diante do Deus vivo. Estar hoje aqui, para mim, é tudo. Deus é tudo. Sem Deus, nós não estaríamos aqui…”.

Veja outros números:
- Somente no Brasil, mais de 13 mil casais participaram da edição de 2026, em 941 municípios brasileiros, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.
- Com a edição atual, que completa 12 anos de história, o evento alcança a marca de mais de 163 mil casais unidos desde 2014.

Confira a reportagem especial que foi ao ar no programa ‘Fala Brasil’, da Record, que mostra – inclusive – um casal de uruguaios (Maria Gimena e Jesus Caraballo) que viajou especialmente ao Brasil para oficializar a união no Templo de Salomão.
Assista abaixo:
Participe:
Ademais, se você precisa transformar sua vida amorosa, participe das palestras da Terapia do Amor que acontecem toda quinta-feira no Templo de Salomão ou na Universal mais próxima. Clique aqui para encontrar endereços e horários.
Além disso:
Por fim, para ver mais imagens deste momento único, acompanhe o Instagram do Templo de Salomão, da Igreja Universal e da Terapia do Amor.
(*) Colaboraram: Ivonete Soares, Michele Roza, Ester Lima e Rafaella Rizzo
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo