13 de fevereiro: Dia Mundial da Rádio

Mesmo diante do avanço tecnológico, a rádio continua sendo uma das mais importantes ferramentas na propagação do Evangelho

Imagem de capa - 13 de fevereiro: Dia Mundial da Rádio

O dia 13 de fevereiro foi instituído pela Unesco como o Dia Mundial da Rádio em 2011, mas somente em 2012 foi aprovado pela 67ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas. A data escolhida é o aniversário da criação da Rádio das Nações Unidas, em 1946.

Por que é importante:

Conforme publicação no site da Unesco:

  • “O rádio é um meio poderoso para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e constitui uma plataforma para o discurso democrático. No âmbito global, o rádio continua sendo o meio de comunicação mais consumido. Essa capacidade única de alcançar o público mais amplo significa que o rádio é capaz de moldar a experiência de diversidade de uma sociedade, assim como de ser uma arena para que todas as vozes se manifestem, sejam representadas e ouvidas. As estações de rádio devem servir a diversas comunidades e oferecer uma ampla gama de programas, pontos de vista e conteúdos, além de refletir a diversidade dos públicos em suas organizações e operações”.
  • “Continua sendo um dos meios de comunicação mais confiáveis e mais utilizados no mundo, segundo diferentes relatórios internacionais”.
  • Além disso, “o rádio é um meio de comunicação de baixo custo, não apenas adequado para comunidades e grupos da sociedade com difícil acesso, mas também extremamente apreciado por ouvintes de todo o mundo para ouvir no carro, para obter atualizações meteorológicas ou esportivas em tempo real, para fazer companhia até tarde da noite e muito mais. O rádio dá a todos, independentemente do nível de instrução, a chance de participar.”

O papel da rádio na propagação do Evangelho:
  • Desde o início da Igreja Universal, a rádio foi e ainda é uma das principais ferramentas de evangelização.
  • Para alcançar mais pessoas e apresentar a elas a mensagem da Salvação, o Bispo Edir Macedo alugava horários na Rádio Metropolitana, no Rio de Janeiro. Posteriormente, em 1984, a Universal adquiriu a primeira emissora: a Rádio Copacabana.
  • Em 1995, aconteceu a aquisição da rádio FM 105,1, também no Rio de Janeiro.
  • Em 1998, nasceu a Rede Aleluia, que começou com 17 afiliadas e hoje conta com 92 rádios em território nacional, situadas em 71 cidades, com abrangência cobrindo mais de 80% do País.
A Rede Aleluia:

O principal objetivo da Rede Aleluia é levar a mensagem transformadora do evangelho, levar a Palavra de Deus às pessoas sofridas e desesperadas onde quer que elas estejam, ou até onde os meios de comunicação podem alcançar.

Na internet e pelo aplicativo:

A Rede Aleluia continua se reinventando com o passar do tempo e acompanha as modernidades.

Você pode, por exemplo, ouvir a programação da rádio pela internet (clique aqui) ou por meio dos aplicativos para sistema Android e iOS.

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStcok