1° de maio: Comemoração diferente marcou o dia

O evento foi ignorado pela mídia que nutre ódio pelo atual Presidente

Imagem de capa - 1° de maio: Comemoração diferente marcou o dia

A imagem de multidões ocupando as ruas pelo Brasil com pessoas vestidas de verde e amarelo, no dia 1° de maio último, conhecido como o Dia do Trabalhador, deixou uma mensagem clara: a população mais do que nunca está atenta ao que acontece na política. E toda essa politização gera uma população mais criteriosa e crítica com relação aos que ocupam os cargos políticos no País.

Mais do que isso: a troca da cor vermelha, que no passado era tradicional nas passeatas e eventos que ocorreriam nesse dia do ano, pelas cores da bandeira nacional revela a forte indignação da sociedade civil contra o comportamento de muitos agentes públicos nas mais variadas esferas do poder público totalmente desconectados da realidade da população brasileira além da corrupção sistêmica recente vista em governos anteriores que tinham como cor relevante o vermelho dos socialistas, dos que criaram o foro de São Paulo.

“Em anos anteriores, no dia 1° de maio, o que mais vimos no Brasil eram camisas e bandeiras vermelhas, como se fôssemos um país socialista. Hoje temos prazer e satisfação de vermos bandeiras verde-amarelas, com homens e mulheres que trabalham de verdade e sabem que o bem maior que podemos ter na nossa pátria é a liberdade”, disse, sobre a data, o presidente Jair Bolsonaro, durante discurso a produtores rurais em um evento do setor.

Contextualizando, as cores também simbolizam um apoio das passeatas em favor das bandeiras defendidas pelo governo atual como a lisura na administração pública, as reformas, as privatizações, o voto auditável, entre outras pautas que visam tirar o país do atoleiro (moral, econômico e político). As expressões foram mais intensas, sobretudo, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belo Horizonte, bem como em cidades do interior, entre elas, Campinas (SP), Limeira (SP) e Ipatinga (MG). Igualmente, era possível ouvir o mote “Eu Autorizo Presidente” (que também virou hashtag) em referência à concordância ao posicionamento de Bolsonaro. Entre as reivindicações estavam o fim das medidas restritivas exageradas, responsável pela asfixia da economia, desemprego e fome, adotadas por alguns governadores e prefeitos espalhados pelo país.

Portanto, a data serviu para mostrar que boa parte da sociedade parece que vê no governo federal conexão com seus anseios e deixa claro para os políticos que se mostram indiferentes a essa percepção, agindo mais com o foco em seu umbigo do que nos anseios da população, mesmo sendo brasileiros, estando no barco, mas trabalham para naufragá-lo com as suas mais variadas narrativas, esses podem ser ignorados nas próximas eleições. Os brasileiros que amam essa pátria nunca estiveram tão atentos politicamente. #FicaaDica.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução