Palestra “Namoro Blindado nas Escolas” abre espaço para diálogo com jovens

Projeto conta com uma equipe que visita as instituições de ensino, conversa com adolescentes sobre vida amorosa e distribui livros gratuitamente

Imagem de capa - Palestra “Namoro Blindado nas Escolas” abre espaço para diálogo com jovens

Crianças e adolescentes cada vez mais têm acesso a informação, principalmente por meio de dispositivos eletrônicos usados diariamente. Entretanto, no dia a dia, pouco se fala de vida amorosa para jovens nessas fases.

Com o objetivo de abrir uma via de diálogo com eles, os autores do livro Namoro Blindado, Renato e Cristiane Cardoso, desenvolveram o projeto “Namoro Blindado nas Escolas”. Uma equipe visita instituições de ensino, a princípio na cidade de São Paulo, e realiza palestras para alunos dos ensinos fundamental e médio.

“A questão da vida amorosa, por exemplo, quase não é abordada nas escolas, mas é muito importante conversar sobre isso com os jovens. A ideia de fazer a palestra para eles surgiu em razão da enorme quantidade de questões que o casal Cristiane e Renato responde em seus programas, envolvendo situações que poderiam ter sido evitadas se as pessoas tivessem sido mais instruídas sobre o amor inteligente desde a adolescência”, explica um dos palestrantes, o pastor Walber Barbosa (foto ao lado).

No último dia 11, o pastor e sua esposa, Patricia, realizaram uma palestra para mais de 200 alunos do Colégio Adventista no Tucuruvi, bairro da zona norte da capital paulista.

No evento, eles ainda assistiram a um recado gravado em vídeo por Cristiane e Renato explicando a importância de aprender mais sobre o amor inteligente. Depois da palestra, o casal respondeu perguntas e compartilhou experiências pessoais.

Alessandra Cardoso, estudante do 3º ano, de 18 anos, falou o que chamou sua atenção na palestra e ressaltou o incentivo à leitura do livro Namoro Blindado. “Para quem não namora, a palestra e o livro ajudam, pois, os jovens têm medo de se envolver e muito receio de se relacionar. Para quem já namora, auxiliam ainda mais porque, como somos muito jovens, ainda não tivemos muita experiência de vida. Eu gostei bastante da palestra e vou ler o livro com o objetivo de aprender todas as coisas boas que ensina e usá-las na minha vida.”

O amor é construído

O estudante Rodrigo Ribeiro (foto ao lado), que cursa o 3º ano e tem 18 anos, ouvia atentamente as histórias e comentários do pastor Walber e de sua esposa. O jovem está com a data do casamento marcada. Ele afirmou que com a palestra e o livro ganhou boas referências.“Aprendi que um só não faz a diferença e que os dois devem contribuir. Se os dois lerem o livro podem chegar a uma conclusão juntos e obter sucesso no relacionamento. Por exemplo, é muito importante saber lidar com as discussões e as brigas porque são questões que desgastam muito e podem levar ao fim do casamento”, argumentou.

A leitura como aliada

O projeto também é uma ferramenta de estímulo à leitura, uma vez que durante as palestras são distribuídos gratuitamente exemplares do livro aos participantes. “A distribuição de livros, além de fomentar uma boa e saudável leitura, é uma aliada aos que querem fazer a coisa certa em sua vida amorosa e seu relacionamento. A ideia do livro é mostrar o que é certo e o que bom e se entenda que o que é certo nem sempre é chato”, disse o pastor.

Você também pode solicitar a palestra “Namoro Blindado nas Escolas” em sua instituição de ensino. Atualmente, 70% das solicitações vêm de alunos e 30% de docentes e pais. Envie um e-mail para eventos@namoroblindado.com e você será orientado a como proceder. Em breve a palestra chegará a outros Estados brasileiros.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Demetrio Koch