O fim do mundo está próximo?

A nova novela da Record TV promete surpreender os telespectadores com uma trama contemporânea que irá retratar um dos enredos mais polêmicos da Bíblia: o Final dos Tempos

Imagem de capa - O fim do mundo está próximo?

Depois de grandes sucessos bíblicos, como Os Dez Mandamentos, A Terra Prometida e O Rico e Lázaro, é a vez de Apocalipse estrear na tela da Record TV. Na próxima terça-feira, 21 de novembro, o público poderá acompanhar uma trama inspirada nas Escrituras Sagradas, mas adaptada para os dias atuais.

A novela, escrita por Vivian de Oliveira e com direção-geral de Edson Spinello, promete surpreender ao tratar de um assunto que intriga muitas pessoas e que de tempos em tempos volta à boca do povo: será que o mundo realmente vai acabar? Estamos vivendo os últimos dias?

A trama

A história relatada no livro de Apocalipse será contada em 170 capítulos, divididos em três fases. O enredo começa no ano de 1987, quando os irmãos judeus Alan e Uri Gudman, interpretados pelos atores Mauricio Pitanga e Phelipe Gomes, na primeira fase, saem de férias com os pais para um resort na Ásia. Infelizmente, um tsunami provoca a morte dos pais dos jovens que, depois da tragédia, acabam perdendo a fé.

A segunda fase será entre os anos de 1996 e 2001. A trama conta a história de Benjamin Gudman, interpretado pelo ator Igor Rickli, que é filho de Alan, papel vivido pelo ator Eduardo Galvão a partir desta fase da novela. Benjamin cresceu ateu, se formou em Engenharia da Computação e fez pós-graduação em Ciência da Computação e Robótica.

Ainda estudante, tornou-se um hackerativista, um hacker do bem que invade sistemas para ajudar quem precisa.

O jovem se casa com a repórter Zoe Santero, papel interpretado pela atriz Juliana Knust. Mesmo tendo conhecido o caminho da fé desde pequena, Zoe desenvolve uma fé acomodada na vida adulta, o que lhe trará dor e sofrimento. Ela acha que está agradando a Deus, mas não percebe o quanto está longe dEle. O casal, que aparentemente é tão diferente, vai descobrir junto o verdadeiro significado da Salvação.

Em entrevista exclusiva à Folha Universal, a autora Vivian de Oliveira (foto ao lado) conta os desafios de escrever uma história como a da novela Apocalipse. “Sempre escutamos que o fim do mundo está próximo e muitos acreditam que seja mentira. Essa trama é um tema que está no imaginário popular. Tem gente que fica com medo só de falar como será o Fim dos Tempos. Vamos transmitir o que está dentro do livro bíblico de Apocalipse em um contexto fictício, mostrando o mundo de hoje e a perspectiva espiritual de tudo isso.”

Vivian detalha que está realizando muitos estudos, pesquisas e se aprofundando no texto da Bíblia para compor esse trabalho. “O livro de Apocalipse fala de uma maneira objetiva sobre o que vem por aí e as decisões que as pessoas devem tomar antes. É a luta final do bem contra o mal e quanto à escolha de ter ou não a vida na eternidade”.

A autora, que também escreveu sucessos bíblicos como A História de Ester, Rei Davi, José do Egito, Milagres de Jesus e Os Dez Mandamentos, ressalta a importância dessa trama ser contemporânea “Se o mundo que conhecemos hoje vai chegar ao fim, nada mais correto do que focar essa novela no período contemporâneo. Vamos falar dos conflitos atuais e das catástrofes. Não podemos negar que o mundo está chegando a um momento crítico.”

Efeitos especiais

Apocalipse exigiu muito mais em termos de produção e de efeitos especiais do que qualquer outra trama da Record TV. À nossa equipe, Solange Cruz, diretora da Casablanca Filmes, falou sobre o desafio dessa superprodução. “Saímos de O Rico e Lázaro, uma produção de época, para uma trama contemporânea e que tem elementos totalmente diferentes. As cenas são bem mais impactantes e a Casablanca conta com equipamentos de ponta, o mesmo usado em produções hollywoodianas.”

Solange destaca que a novela se passará em quatro locais diferentes: Rio de Janeiro, Nova York, Jerusalém e Roma. E para as cenas do tsunami serão usados recursos de computação gráfica para reproduzir fielmente a tragédia.

“Temos um planejamento, até porque estamos retratando algo que não vimos ainda, mas que está em um futuro próximo. Montamos um conceito visual, desenhamos o que será retratado e alinhamos com a direção. Todas as cenas de grande impacto da novela são desafiadoras.”

Elenco

Com um elenco de peso, Apocalipse conta com nomes consagrados e muitos deles realizam seu primeiro trabalho na Record TV. É o caso dos atores Joana Fomm, Eduardo Galvão, Selma Egrei, Flávio Galvão, Lu Grimaldi e Leona Cavali. Sem contar os veteranos da casa e já queridos do público, como Juliana Silveira, Jussara Freire, Adriana Londoño, Fernando Pavão, Flávia Monteiro, Thais Melchior, Guilherme Winter, Sidney Sampaio e Lucinha Lins, entre outros.

No núcleo de vilões da trama está o ator Sérgio Marrone. Ele fez sucesso como o faraó Ramsés e caiu nas graças do público. Em Apocalipse, Marrone será Ricardo Montana (o anticristo). Ele é criado pela mãe como uma criança arrogante, mimada e sedutora. Cresce ouvindo de seu mentor Stefano (vivido por Flávio Galvão), um falso profeta, que será um líder muito estimado no mundo inteiro. Conforme o poder vai tomando conta dele, aumenta também sua consciência sobre o seu papel de opositor a tudo que se refere a Deus.

As fases do Apocalipse

A trama também fala sobre os enigmas do fim do mundo. Montana só tem um objetivo: conquistar o mundo por meio de seus grandiosos projetos de paz – mesmo que para isso tenha que usar a força. Montana tentará convencer o idealista Benjamin (Igor Rickli) a aceitar uma parceria para financiar seus projetos de inteligência artificial. Benjamin também verá suas ideias se tornando em poder na mão do mal.

Depois disso já surge o Arrebatamento, primeiro evento do Apocalipse. A cena mais aguardada pelo público mostra um dia qualquer em que uma parte da população desaparece sem explicação, incluindo as crianças menores de 12 anos. O caos e o desespero se instalam em todo o mundo.

A partir daí, a trama será diferente dos filmes bíblicos sobre o tema que terminam pouco depois do Arrebatamento. Apocalipse mostrará como a Terra ficará depois deste momento, quando a falsa paz chegar.

Vivian ressalta que o público vai se identificar com a trama, pois Apocalipse será uma novela de grandes conflitos e que desvendará conceitos que até então pareciam obscuros. “Tratará da redenção do homem e da vida na Terra com uma trama recheada de romances, amores proibidos, intrigas, encontros e desencontros. Uma história que, presente no imaginário popular de todos os povos, independente de suas crenças, apesar de polêmica, trará alento, consolo e esperança.”

A novela estreia na terça-feira, 21 de novembro, às 20h40. O público saberá mais sobre as profecias e ensinamentos do livro de Apocalipse de uma forma dinâmica e jamais vista na teledramaturgia brasileira.

Uma Mulher de fé inabalável

A atriz Juliana Silveira (foto ao lado), que viveu a marcante rainha Kalesi em A Terra Prometida, volta em Apocalipse como a enfermeira-chefe Raquel Santero. Ela é casada com o policial César Sardes, papel interpretado pelo ator Fernando Pavão. Mulher dedicada, amorosa, mãe de dois filhos, Raquel faz de tudo para estar com eles. Ela vive um casamento difícil, pois, na igreja e em público, o marido tem atitudes boas, mas em casa ele a trata mal. Dona de uma fé inabalável, Raquel sofre em silêncio por causa do relacionamento conjugal, mas não deixa de crer na transformação.

Juliana garante que o público viverá fortes emoções. “A novela vai levantar algumas questões, como, por exemplo, será que estamos vivendo este tempo, as tribulações? A autora é muito inteligente e costura tudo isso por meio de uma história de ficção, cheia de mistérios, crimes, críticas sobre questões éticas e morais, sobre a fé das pessoas, etc. Alguns personagens acreditam em Deus e outros farão o contraponto, eles serão ateus. Vamos falar de amor, aceitação e superação. Quando recebi os primeiros capítulos, fiquei encantada. Temos uma novela muito especial nas mãos. Torço para que o público se encante também.”

Filha preferida

A atriz mirim Isabella Koppel (foto ao lado), que conquistou o público ao interpretar Miriã na primeira fase de Os Dez Mandamentos, estará presente nesta trama. A pequena será Lorena, filha caçula de César Sardes (Fernando Pavão) e Raquel Santero (Juliana Silveira). Lorena é uma menina doce, sorridente e adorável, além de ser a filha preferida do pai.

Isabella explica como recebeu o convite para essa trama. “Recebi o convite e fiquei muito feliz. Amei trabalhar com a Vivian de Oliveira. Queria muito fazer outra novela dela e na Record TV. Amo os temas bíblicos. Acho que as pessoas precisam disso. Já tem tanta violência por aí.” Para compor a personagem, Isabella precisou cortar os cabelos. Ela ressalta que sua personagem é muito amiga da mãe. “Lorena quer ver a família em paz e unida. Ama o irmão e acha divertido o fato de morar em uma casa com muita gente.”

Hacker do Mal

Na série Conselho Tutelar, o ator Paulo Vilela (foto ao lado) deu vida ao conselheiro novato que buscava justiça. Sem paciência para os protocolos, o jovem queria ajudar as crianças vítimas de maus-tratos, papel bem diferente do que vai interpretar em Apocalipse. Na trama, ele será o hacker Wallace, conhecido como HD. Em entrevista à Folha Universal, o ator falou desse desafio: “Meu personagem passa por um grande conflito familiar e isso faz com que ele tenha cenas muitos interessantes. Ele é um ‘hacker do mal’ digamos assim, tipo cracker. Ele comete pequenos delitos, invadindo computadores e depois extorquindo e chantageando as pessoas”.

Para Paulo, seu personagem vem ao encontro de histórias do dia a dia. “Por meio de pesquisas nesse universo hacker, descobri que tem gente do bem. Mas, infelizmente, muitos usam a inteligência de uma forma negativa.” Ele ainda ressalta que o que mais chama a sua atenção na trama é o modo como essa história será contada. “O texto vai prender o telespectador, pois hoje estamos passando pelo que está escrito no livro de Apocalipse. É muito atual. São revelações da vida mesmo.”

O mau-caráter

O ator Sandro Rocha (foto ao lado), que viveu Abirão em Os Dez Mandamentos, estará no elenco de Apocalipse como o administrador de empresas Henrique Peixoto. Ele trabalha no hospital dos Aisen. Casado pela segunda vez, apostatou da fé após o término do primeiro casamento. Henrique é egoísta ao extremo e entra em um esquema de negócios obscuros e imorais apenas para ganhar mais dinheiro e satisfazer seu desejo de ter uma vida de luxo. Ele não liga para a fé e acha que o Apocalipse é conto da carochinha.

Sandro Rocha afirma que seu personagem durante a trama colherá os frutos ruins de suas atitudes. “Essa novela mostra o que estamos vivendo nos dias de hoje. É exatamente assim que acontece como resultado de nossas ações e escolhas. Se você escolhe o que é certo, terá uma vida com uma recompensa; se escolhe o errado, acabará colhendo o que é ruim. Um dia a conta chega.”

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Fotos: Reprodução, Divulgação, Fotolia, Munir Chatack e Cedida