Nova Iorque e a epidemia de heroína

A cada 7 horas, um nova-iorquino morre por overdose da droga

Imagem de capa - Nova Iorque e a epidemia de heroína

O Brasil tem sofrido com o vício em crack, principalmente nas grandes cidades, como São Paulo. Como medida para tentar conter o problema, recentemente a prefeitura da capital paulista realizou uma ação na cracolândia, no centro de São Paulo, em que prendeu traficantes e apreendeu entorpecentes. O ato foi muito criticado por especialistas e, além disso, não resolveu o problema, já que os usuários que haviam se espalhado pela cidade voltaram ao local.

A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, enfrenta o mesmo problema, mas com a heroína. A situação é tão grave que levou o governo a lançar campanhas para que os cidadãos carreguem consigo doses de um remédio que revertem o efeito da overdose e podem salvar a vida dos usuários. É a naloxona, substância que anula os efeitos da overdose por drogas derivadas do ópio. Eles também oferecem uma linha telefônica para aconselhamento em 200 idiomas, 24 horas, que tem investimento anual de US$ 38 milhões (quase R$ 150 milhões).

“Um nova-iorquino morre a cada 7 horas por overdose. Nós sabemos que elas podem ser prevenidas, e um dos caminhos é engajar as pessoas”, disse à BBC Brasil a médica Hillary Kunins, uma das responsáveis pela campanha na Secretaria de Abuso de Álcool e Drogas da cidade.

Verdadeira ajuda

A naloxona pode até evitar que o usuário morra naquele momento, mas não impedirá que ele volte a usar a droga. Por melhores que sejam as intenções dos governos e cidadãos, a dependência não pode ser totalmente vencida dessa forma, já que a raiz do problema é espiritual.

Só quando o espírito maligno – que alimenta o vício – é arrancado, pela fé no nome de Jesus, é que a pessoa é livre do desejo pela droga e pode começar uma nova história.

Na reunião do “Tratamento para a Cura dos Vícios”, que acontece semanalmente na Universal, milhares de usuários foram libertos desse mal. Veja abaixo o depoimento de Antônio, que chegou a injetar cocaína na veia, mas há três meses, garante, está completamente livre:

Os encontros acontecem aos domingos, às 15 horas. Para saber em qual templo da Universal do seu estado há esse tratamento, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Foto: Fotolia