eb3c52f78ce3362254213324871c7984 Moradores de rua são amparados por voluntários da Universal - Universal.org

Moradores de rua são amparados por voluntários da Universal

Por Sabrina Marques / Fotos: Cedidas

Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostrou que o Brasil tem pouco mais de 100 mil pessoas vivendo em situação de rua, das quais 40,1% estavam em municípios com mais de 900 mil habitantes e 77,02% habitavam municípios com mais de 100 mil pessoas. Já nos municípios menores, com até 10 mil habitantes, a porcentagem era bem menor: apenas 6,63%.

Mas, independentemente do local onde vivem, essas pessoas fazem das calçadas o seu leito de descanso. Os motivos que as levaram a viver nessa situação são os mais diversos como: drogas, bebidas, desentendimentos familiares, desemprego, entre tantas outras situações. Infelizmente, muitos estão expostos aos perigos, podendo ser atacados e até terem suas vidas ceifadas.

Para tentar amenizar o sofrimento de quem vive nesta situação, voluntários do grupo Universal Socioeducativo (que realizam várias ações e cultos nas unidades para os menores infratores), se uniram no dia 6 de junho último e foram às ruas da região central de São Luís, capital do Maranhão, e distribuíram mais de 100 kits com produtos de higiene pessoal.

Cerca de 150 moradores de rua foram beneficiados com os pacotes que continham: escova de dente, creme dental, sabonete e rolos de papel higiênico.

“Todos ficaram muito felizes por receber um simples kit de higiene; observamos o sofrimento deles, por isso, na oportunidade, os convidamos para participar de uma reunião na Universal. Este trabalho foi gratificante”, comentou o Pastor Elias Viegas, atual responsável pelo trabalho com os menores transgressores.

Universal Socioeducativo

A atuação da Universal dentro das unidades para adolescentes em conflito com a lei se intensificou em 2017. Durante 25 anos, o programa foi desenvolvido nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ao longo dos anos, expandiu-se para todos os estados brasileiros, Distrito Federal e para outros países. Atualmente, as atividades desenvolvidas com os menores infratores são realizadas por 3 mil voluntários em 360 unidades socioeducativas, das 476 existentes em todo o Brasil.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000